Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Verifique o ambiente ao redor e, se possível, pergunte a guias locais sobre a segurança do local. | Foto: Rodrigo Pivas
À medida que as trilhas e cachoeiras de São Paulo atraem mais visitantes, a segurança se torna uma preocupação importante.
Continua depois da publicidade
O número de pessoas explorando áreas como o Parque Estadual da Cantareira e o Pico do Jaraguá cresceu 30% em 2024.
Com isso, os riscos associados a encontros com animais venenosos, especialmente serpentes, também aumentaram. Esses animais muitas vezes se escondem entre as folhas ou perto de água.
Mesmo quando não são venenosas, a picada das cobras podem causar infecções, dor e, em alguns casos, paralisia. Se não receber ajuda adequada a tempo, a vítima pode até morrer.
Continua depois da publicidade
A seguir, veja algumas orientações para garantir a segurança durante essas atividades.
Antes de iniciar uma trilha, é preciso estar bem preparado. Isso inclui usar roupas adequadas, como calçados fechados e de cano alto ao andar.
Na trilha, leve sempre água, alimentos leves, um kit de primeiros socorros, mapa ou GPS, e um telefone com bateria carregada.
Continua depois da publicidade
Mantenha-se no caminho marcado para evitar se perder ou entrar em áreas mais perigosas, como precipícios ou regiões com animais selvagens.
Se for manipular folhas secas, lixo e entulho, para arrumar um espaço para acampar, por exemplo, é importante usar luvas grossas. Também é recomendado não colocar as mãos em árvores ocas sem proteção.
As cachoeiras são pontos importantes no ecoturismo e que também requerem atenção. Ao nadar, é importante estar ciente das correntes, que podem ser fortes, e das pedras escorregadias.
Continua depois da publicidade
Além disso, em regiões de Mata Atlântica, é possível encontrar cobras próximas ou até mesmo dentro da água.
Antes de entrar em qualquer corpo d'água, verifique o ambiente ao redor e, se possível, pergunte a guias locais sobre a segurança do local.
Durante as trilhas ou ao redor de cachoeiras, exista uma possibilidade de encontrar cobras, incluindo espécies venenosas.
Continua depois da publicidade
Saber identificar se existem animais peçonhentos é muito importante. Em geral, é recomendado manter distância desses animais, não tentar capturar ou assustar o bicho.
Se o encontro for inevitável, o melhor é permanecer calmo e recuar lentamente, evitando movimentos bruscos. Caso ocorra uma picada, é importante buscar ajuda médica imediatamente.
Em caso de picada de cobra, a primeira providência é manter a calma e evitar movimentar o membro afetado para não acelerar a circulação do veneno.
Continua depois da publicidade
O ideal é ir imediatamente ao hospital mais próximo, mesmo caso a vítima se encontre em áreas remotas.
Para isso, é importante conhecer previamente onde estão os pontos de atendimento médico da cidade que você está visitando, especialmente em localidades mais afastadas.
Se existir a possibilidade de tirar uma foto da cobra em segurança é interessante fazer isso para ajudar na identificação do animal.
Continua depois da publicidade
Caso não seja possível identificar a cobra, os médicos devem ser informados para administrarem o tratamento.
Lembrando que existe um soro específico para cada espécie de cobra. Se o paciente não conseguiu identificar a espécie, o diagnóstico será feito a partir dos sintomas e das características da picada.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade