Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Data visa ajudar no combate contra a homofobia, além de contribuir na inclusão e maior respeito com a diversidade da sociedade. | Freepik
O Dia Internacional do Orgulho LGBT é celebrado no dia 28 de junho. A data visa ajudar no combate contra a homofobia, além de contribuir na inclusão e maior respeito com a diversidade da sociedade.
Continua depois da publicidade
A determinação da sigla "LGBT" surgiu em 2008, mas, com o passar dos anos, ela foi sendo alterada algumas vezes, hoje sendo chamada também de LGBTQIAPN+.
Cada letra tem uma representatividade diferente, e mais abaixo, a Gazeta explica o significado.
L - Lésbica: é a mulher que se atrai de maneira afetiva ou sexual exclusivamente por outras mulheres.
Continua depois da publicidade
G - Gay: é o homem que é que se atrai de maneira afetiva ou sexual exclusivamente por outros homens.
B - Bissexual: a pessoa que se atrai de maneira afetiva ou sexual por outras pessoas de mais de um gênero.
T - Transgênero: diferentemente das outras iniciais, o "T" não se refere a uma orientação sexual, mas a identidade de gênero. Também chamadas de “pessoas trans”, podem ser transgêneros (homem ou mulher), travestis (identidade feminina) ou pessoa não binária, (que se compreende além da divisão binária "homem e mulher’).
Continua depois da publicidade
Q - Queer: termo abrangente que se refere a pessoas que não são exclusivamente heterossexuais e cisgêneros. ou seja, não se identificam totalmente nem com as identidades masculinas, nem com as femininas. Indo assim, além do “homem e mulher” ou “homossexual e heterossexual”.
I - Intersexual: quem nasce com anatomia reprodutiva ou sexual, ou ainda com um padrão de cromossomos, que não pode ser classificado como sendo de macho ou fêmea. Ele substitui o termo "hermafrodita", que agora é usado na biologia e na medicina apenas para espécies que não sejam a humana.
A - Assexual: a assexualidade é a ausência/falta de atração sexual (seja ela total, parcial ou condicional) por outras pessoas.
Continua depois da publicidade
P - Pansexual: pessoa que se atrai de maneira afetiva ou sexual por outra pessoa sem depender do gênero ou identidade de gênero dela. Pessoas pansexuais não restringem a sexualidade ao gênero oposto e podem se sentir atraídas por heterossexuais, homossexuais, bissexuais, dentre outras.
N/NB - Não binárie (ou não binário): pessoa que não se identifica com o gênero feminino nem com o masculino, podendo se identificar com mais de um ou nenhum deles.
+ – O símbolo de "mais": este símbolo no fim da sigla existe visando a inclusão de outras identidades de gênero e orientações sexuais que não se encaixam no padrão cis-heteronormativo, mas que não tenham sido citadas individualmente antes do "+". Com isso, se garante a inclusão de toda a diversidade.
Continua depois da publicidade
A sigla LGBT, responsável por representar a união das minorias sociais discriminadas por questões de gênero e sexualidade, já teve outras nomenclaturas anteriormente, como: GLS, GLBT, LGBTTT, LGBTI+.
Em 2008, ocorreu a 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, realizada no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos. Na ocasião, houve uma votação que determinou que a sigla oficial seria “LGBT”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade