Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Movimento contra o racismo; o dia 21 de março é simbolizado pelo Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial | Tomaz Silva/Agência Brasil
O dia 21 de março é simbolizado pelo Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Em uma luta tão importante como o combate ao racismo, a Gazeta explica o motivo da escolha da data, instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas). Veja mais abaixo.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Em memória a uma tragédia ocorrida na África do Sul que deixou mais de 60 pessoas mortas, a Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial ou o Dia Internacional do Combate a Discriminação Racial.
Há 64 anos, em meio ao apartheid, no dia 21 de março de 1960, 20 mil negros protestaram na África do Sul contra uma lei que limitava os lugares por o povo preto poderia circular.
A lei era denominada de "Lei do Passe" e previa a obrigatoriedade de negros portarem cartões de identificação nos quais constavam os locais aonde eles estariam liberados a ir.
Continua depois da publicidade
Porém este protesto gerou uma reação trágica do exército sul-africano. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, a reação das tropas foi de atirar contra toda a multidão. Ao todo, 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Shaperville.
Atualmente, a data é utilizada para continuar combatendo o racismo e para enfatizar a importância da luta antirracista.
Esse dia é preenchido por ações de conscientização, combates ao racismo estruturas e enaltecimento do trabalho de pessoas negras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade