A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Dia do Funk: 7 de julho é homenagem ao MC Daleste em SP

Funkeiro é considerado um dos maiores nomes do funk paulista e brasileiro

Leonardo Sandre

07/07/2024 às 17:00  atualizado em 19/07/2024 às 11:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
MC Daleste, um dos principais nomes do funk

MC Daleste, um dos principais nomes do funk | Reprodução/Instagram

O Dia do Funk é celebrado em 7 de julho em São Paulo. A data é uma homenagem ao MC Daleste, cantor assassinado em 2013 durante um show em Campinas, no interior paulista.

Continua depois da publicidade

Funkeiro é considerado um dos maiores nomes do funk paulista e brasileiro.

Veja abaixo mais detalhes sobre a origem da data e da homenagem.

Como surgiu o Dia do Funk em SP?

A lei 16.310 surgiu em 2016 e instituiu o dia como parte do Calendário Oficial do Estado de São Paulo. Sua proposta visa reconhecer o gênero como uma manifestação cultural "digna de zelo do Poder Público".

Continua depois da publicidade

A origem da data veio em projeto da Leci Brandão, deputada estadual, e foi sancionada pelo então governador Geraldo Alckmin. O texto detalha que a celebração da data contribui para que artistas do gênero "sejam reconhecidos e protegidos contra qualquer tipo de discriminação e de desrespeito aos seus direitos profissionais".

A parlamentar também afirmou à época que a proposta era apoiada por artistas, profissionais e fãs, que "desejam ter o direito de cantar e dançar garantidos em nosso país, sem perigo, preconceito ou discriminação, como em qualquer festa popular reconhecida que transcorre sob os cuidados devidos do Poder Público".

Origem do funk

Claudinho e Buchecha foram alguns dos pioneiros a expandir o funk para todo o BrasilClaudinho e Buchecha foram alguns dos pioneiros a expandir o funk para todo o Brasil/Reprodução

O funk se originou na comunidade Rio de Janeiro, sob influência da música norte-americana. O estilo ganhou força e popularidade nacional rapidamente, conquistando uma legião de fãs pelas letras de desabafo dos mais pobres e pela batida envolvente.

Continua depois da publicidade

Em sua origem, o funk era focado em valorizar o modo de vida nas comunidades, prezar pela segurança dos mais pobres e denunciar a discriminação. "Falam de pobreza, de violência, de sexualidade e fazem críticas à sociedade e ao governo", destacou a lei.

Uma das primeiras duplas a levarem o funk para todo o País foi a de "Claudinho e Buchecha", que em 2023 recebeu um filme em sua homenagem, sucesso no cinema nacional.

Atualmente, o funk passou por mudanças e se mistura com outros gêneros, como o sertanejo 'agro', o brega e pop, explorando a diversidade da música e das culturas de todo o Brasil. Fases como o "funk ostentação" ou de cunho sexual também ganharam notoriedade, e cada vez mais coreografia cativam públicos nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

MC Daleste

O funkeiro Daniel Pedreira Sena Pellegrini, conhecido como MC Daleste, tinha 20 anos quando foi baleado no CDHU San Martin. Ele foi atingido por dois disparos enquanto cantava para um público estimado em 5 mil espectadores sobre um palco improvisado em carreta durante uma quermesse.

O crime ocorreu em 6 de julho de 2013, e o músico morreu na madrugada seguinte, no Hospital de Paulínia. Portanto, o Dia do Funk é uma homenagem que ocorre no aniversário de morte do artista.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados