A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Dia do Bombeiro Brasileiro: corporação surgiu em 1856 após decreto de D. Pedro II

Data foi instituída oficialmente em 1954, sua origem, contudo, é muito mais antiga

Leonardo Sandre

02/07/2024 às 08:30  atualizado em 19/07/2024 às 10:57

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
No dia 2 de julho é celebrado o Dia do Bombeiro Brasileiro

No dia 2 de julho é celebrado o Dia do Bombeiro Brasileiro | Divulgação/Alesp

No dia 2 de julho é celebrado o Dia do Bombeiro Brasileiro (ou Dia Nacional do Bombeiro), a corporação da Defesa Civil que é responsável por salvar diversas vidas todos os dias e se encontra diretamente ligada à Polícia Militar.

Continua depois da publicidade

O corpo de bombeiros surgiu no Brasil ainda no ano de 1856, quando o imperador Dom Pedro II assinou um decreto para diminuir os casos de incêndio no País.

A data, contudo, foi instituída oficialmente quase 100 anos depois, em 1954. Saiba mais abaixo.

Surgimento do corpo de bombeiros no Brasil

Os primeiros registros dos serviços do corpo de bombeiros no Brasil foram ainda no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto para contribuir com a diminuição dos casos de incêndios.

Continua depois da publicidade

Significado da data

A escolha da homenagem ser no dia 2 de julho se deve ao fato de que, neste mesmo dia, em 1856, foi criado o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Como apagavam incêndios antes da existência dos bombeiros?

Antes da criação da corporação, as pessoas eram obrigadas a apagarem os incêndios com a ajuda de vizinhos e amigos, além de se aproveitar da "boa sorte" de encontrar água em abundância na localidade. O badalar dos sinos era o sinal para as mulheres, crianças e os homens formarem uma fila no poço mais próximo e passando de mão em mão, chegarem ao local do incêndio.

Continua depois da publicidade

A forma era arriscada e podia gerar maiores danos, tendo em vista que, à época, o falta de preparo das pessoas para a situação era evidente.

No total, seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram até o local da ocorrênciaCorpo de Bombeiros/Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Telefone dos bombeiros

Atualmente, sem ter o problema da ausência destes profissionais, basta acionar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o País. A corporação deve ser acionada apenas em casos de necessidades reais, sem trotes ou alarmes falsos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados