Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
No dia 2 de julho é celebrado o Dia do Bombeiro Brasileiro | Divulgação/Alesp
No dia 2 de julho é celebrado o Dia do Bombeiro Brasileiro (ou Dia Nacional do Bombeiro), a corporação da Defesa Civil que é responsável por salvar diversas vidas todos os dias e se encontra diretamente ligada à Polícia Militar.
Continua depois da publicidade
O corpo de bombeiros surgiu no Brasil ainda no ano de 1856, quando o imperador Dom Pedro II assinou um decreto para diminuir os casos de incêndio no País.
A data, contudo, foi instituída oficialmente quase 100 anos depois, em 1954. Saiba mais abaixo.
Os primeiros registros dos serviços do corpo de bombeiros no Brasil foram ainda no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto para contribuir com a diminuição dos casos de incêndios.
Continua depois da publicidade
A escolha da homenagem ser no dia 2 de julho se deve ao fato de que, neste mesmo dia, em 1856, foi criado o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, sob o comando do major João Batista de Morais Antas.
Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
Antes da criação da corporação, as pessoas eram obrigadas a apagarem os incêndios com a ajuda de vizinhos e amigos, além de se aproveitar da "boa sorte" de encontrar água em abundância na localidade. O badalar dos sinos era o sinal para as mulheres, crianças e os homens formarem uma fila no poço mais próximo e passando de mão em mão, chegarem ao local do incêndio.
Continua depois da publicidade
A forma era arriscada e podia gerar maiores danos, tendo em vista que, à época, o falta de preparo das pessoas para a situação era evidente.
Atualmente, sem ter o problema da ausência destes profissionais, basta acionar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o País. A corporação deve ser acionada apenas em casos de necessidades reais, sem trotes ou alarmes falsos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade