Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
No Brasil, o Dia das Crianças é celebrado no dia 12 de outubro | pch.vector/Freepik
No Brasil, o Dia das Crianças é celebrado no dia 12 de outubro, mesma data do feriado de Nossa Senhora Aparecida. A comemoração é marcada por presentes e muita alegria para os pequenos, mas poucas pessoas sabem como a data surgiu. Descubra abaixo.
Continua depois da publicidade
O Dia das Crianças surgiu no Brasil na década de 1920, sob o governo de Artur Bernardes. A ideia surgiu em 1923, quando o Brasil sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança.
O evento trouxe um grande debate sobre a importância de defender os direitos e interesses da criança e motivou o então deputado federal Galdino Valle Filho a propor de forma oficial a criação do Dia das Crianças.
O projeto de lei estabelecido por ele ganhou força, sendo sancionado por meio do Decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.
Continua depois da publicidade
Na época, o registro da lei afirmava: "Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrário"
Em 2024, inclusive, se completam 100 anos da oficialização da data. O dia é ideal para uma programação especial, como levar as crianças para parques, exposições ou algum outro local do gosto do pequeno.
O congresso realizado em 1923, que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países e que foi o evento no qual surgiu a ideia de Galdino Valle Filho, ocorreu, justamente, no dia 12 de outubro.
Continua depois da publicidade
Por isso, é mera coincidência que o Dia das Crianças é celebrado no mesmo dia de comemoração à Nossa Senhora Aparecida.
O dia 12 de outubro é feriado por conta do dia da Padroeira do Brasil e não pela festividade dos pequenos.
Mesmo sendo oficial desde 1924, a data só se tornou popular a partir da década de 1950.
Continua depois da publicidade
A popularização do Dia das Crianças no Brasil começou em 1955 devido a uma campanha publicitária da fábrica de brinquedos Estrela e da empresa farmacêutica e de higiene Johnson & Johnson, com o lançamento da "Semana do Bebê Robusto".
Esta campanha tinha o objetivo de celebrar o dia 12 de outubro, fazendo da data um momento de grande comercialização de produtos para crianças. A campanha publicitária usou do decreto de Artur Bernardes como base para a escolha desse dia específico.
A recepção do público foi um enorme sucesso, fazendo com que a celebração caísse no gosto da população.
Continua depois da publicidade
Desde então, a data se tornou uma grande expressão comercial, com as vendas, sobretudo de brinquedos, aumentando de maneira significativa em todo o País.
Os brinquedos são presentes com alta procura nesta data e que podem ajudar, inclusive, no desenvolvimento psicomotor dos bebês.
No ano de 1959, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estabeleceu o dia 20 de novembro como o "Dia Internacional das Crianças", em referência à Declaração dos Direitos da Criança, um documento oficial da organização lançado neste dia.
Continua depois da publicidade
Já no caso dos Estados Unidos, por exemplo, o Dia das Crianças (chamado de Children’s Day) é celebrado no segundo domingo de junho.
A motivação da data se deve a um pastor chamado Charles Leonard, que estabeleceu essa comemoração depois de realizar uma pregação dedicada às crianças.
Em muitas ex-repúblicas soviéticas e países que já pertenceram ao regime comunista, essa data comemorativa é celebrada em 1º de junho por conta do Dia Internacional de Proteção das Crianças que foi estabelecido em 1949.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade