A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Descubra qual a fruta mais saudável do mundo

Pesquisa americana avaliou 47 alimentos entre frutas e vegetais

Adriano Assis

22/11/2024 às 17:30  atualizado em 22/11/2024 às 17:37

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Frutas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes

Frutas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes | Azerbaijan_stockers/Freepik

As frutas estão presentes na casa de muitas pessoas e em qualquer dieta recomendada pelos nutricionistas, pois são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Além disso, são benéficas à saúde.

Continua depois da publicidade

Mas uma fruta pode ser mais saudável do que outra? Sim, e para classificá-las, a agência Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos analisou a concentração de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e fibras, em relação ao número de calorias.

Essa equação ganhou o nome de densidade nutricional, que recebe pontuação de 0 a 100. Dentre as frutas analisadas, o primeiro lugar ficou com o limão-siciliano (18,72). Na sequência apareceram morango (17,59), laranja (12,91) e limão-taiti (12,23). 

Benefícios da fruta

Isto é, entre as frutas analisadas, o limão-siciliano é o que apresentou mais concentração de nutrientes em menor quantidade de calorias. Segundo os pesquisadores, alimentos com alta densidade nutricional são fundamentais para prevenir doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer.

Continua depois da publicidade

E o limão-siciliano traz muitos benefícios. Uma unidade equivale a 90% da ingestão diária recomendada de vitamina C. A fruta também é rica em ferro, magnésio e ácido cítrico.

Entre os benefícios para a saúde proporcionado pelo limão-siciliano, podemos citar o fortalecimento do sistema imunológico, combate ao envelhecimento precoce, prevenção de doenças cardiovasculares, eliminação de toxinas, auxílio no processo digestivo e redução da retenção de líquidos.

Por ter um sabor mais azedo que o limão-taiti e o limão-galego, ele não costuma ser consumido inteiro. O limão-siciliano pode ser consumido em sucos ou se utilizar do seu suco em receitas doces e salgadas. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados