Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Apelidada de "Flor-cadáver", flor é assim chamada devido ao cheiro de carne podre | Colin + Meg na Unsplash
O que faz algo ser percebido como tendo um cheiro bom ou ruim? Além do gosto pessoal, a estrutura molecular do item.
Continua depois da publicidade
Segundo uma pesquisa de 2007, publicada no Journal of Neuroscience, itens com estrutura molecular mais pesada e espalhada tendem a parecer mais fedorentas, enquanto aqueles com estrutura molecular mais leve e compacta, costumam ter cheiros mais agradáveis.
A despeito da estrutura molecular, algumas coisas são percebidas pela maior parte das pessoas como possuindo um cheiro ruim. Assim, o Guinness World Records fez uma lista com os piores cheiros do mundo em determinadas categorias, veja a seguir.
O Vieux-Boulogne é um queijo de vaca francês, macio, maturado por entre sete e nove semanas.
Continua depois da publicidade
Segundo o livro dos recordes, em 2004, cientistas da Universidade de Cranfield, em Bedforshire, Reino Unido, o consideraram o queijo mais fedorento do mundo, superando o Époisses de Bourgogne, um queijo tão malcheiroso, que é proibido no transporte público francês.
Um jornalista que teve a oportunidade de sentir o cheiro do Vieux-Boulogne, declaorou que o odor do queijo é tão ruim que se compara ao “fedor de um curral repleto de esterco”, podendo ser sentido até mesmo a 50 metros de distância.
A Rafflesia arnoldi não possui folhas, caule ou raízes, ela cresce como um parasita nas vinhas. Por vezes, os brotos irrompem pela videira e crescem até seu tamanho máximo, embora após meses de desenvolvimento, a flor adulta dure apenas cerca de uma semana.
Continua depois da publicidade
Apelidada de “Flor-cadáver”, ela é assim chamada devido ao cheiro de carne podre, que exala para atrair moscas.
O jacu-cigano, ou Opisthocomus hoazin, é um pássaro nativo dos rios e lagos de fluxo lento da bacia amazônica, que possui penas pontiagudas, cabeça azul e garras nas asas, que lhes permitem escalar.
Chamado de peru fedorento, o pássaro come e digere folhas de forma semelhante a uma vaca, fermentando sua comida no intestino e produzindo um fedor parecido com esterco.
Continua depois da publicidade
Se o jacu-cigano é considerado o pássaro mais malcheiroso, entre os mamíferos, o posto é ocupado pelo gambá listrado, que pode ser encontrado na América do Norte.
O fedor, de acordo com o Guinness, se deve ao spray expelido pelo bicho, quando ameaçado, que pode ser sentido pelo nariz humano em até 1,6 km de distância.
Com 6,2 cm, o sapo-gambá venezuelano (Aromobates nocturnus) é o maior membro da família dos sapos-flecha venenosos.
Continua depois da publicidade
Quando ameaçado, o sapo produz uma secreção cutânea de odor desagradável que, na verdade, contém o mesmo composto organossulfurado, produtor do cheiro liberado pelos gambás.
Segundo quem já provou, a durian é uma fruta com polpa cremosa, de sabor doce, capaz de trazer benefícios para a saúde, já que é rica em vitaminas e minerais.
Natural do sudeste asiático, ainda que agrade no sabor, a durian é conhecida pelo odor fétido, capaz de afastar as pessoas e de fazer com que seja proibida em alguns hotéis e no transporte público de alguns países da região.
Continua depois da publicidade
O cheiro, conforme o Guinness, lembra “uma combinação de enxofre, esgoto, frutas, mel e cebolas podres assadas.”
Na categoria alimentos, dois pratos dividem o título de mais malcheiroso: o surströmming, um prato tradicional sueco à base do peixe arenque fermentado; e o tofu fermentado, um prato encontrado na culinária taiwanesa.
O surströmming é conhecido por ter textura viscosa e um repugnante cheiro de ovos podres. Já o tofu fermentado tem o odor comparado ao de lixo podre e chulé.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade