Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Linha expandirá metrô de São Paulo à municípios vizinhos. | Imagem: Wilfredor/Wikimedia Commons
A linha 22-Marrom do metrô de São Paulo terá 29 km de extensão e receberá 678 mil passageiros, segundo divulgou a Secretaria de Parceria de Investimentos (SPI) do Governo de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Embora o projeto já tenha até as estações definidas, estudos de modal e método de implantação ainda estão sendo conduzidos. Enquanto esperamos as obras finalmente começarem, que tal relembrar as estações e as cidades que a linha deve atender?
A linha deve se expandir até a cidade de Cotia, cidade à oeste de São Paulo com cerca de 270 mil habitantes. Na estação final há previsão também de um terminal de ônibus EMTU.
Saindo de lá, a linha deve passar pela Estrada do Embu e há uma estação prevista na Granja Viana, ainda no município de Cotia. Contudo, as obras serão divididas em duas fases.
Continua depois da publicidade
Enquanto a fase prioritária vai chegar até as obras da Granja, a segunda fase, mais demorada, é a que levará os trilhos até o terminal. Não há previsão para nenhuma das duas fases, mas linhas de ônibus devem atender os habitantes de Cotia durante a fase dois.
Num plano preliminar apresentado em 2021 apenas uma estação estava prevista para atender o município de Osasco, chamada Santa Maria. Contudo, numa revisão de 2022 a estação Victor Civita foi incluída no projeto, mais próxima ao limite do município.
Com as estações, o transporte do município deve ficar mais ágil, visto que o município conta apenas com estações de trem e terminais de ônibus atualmente
Continua depois da publicidade
Já no município de São Paulo, na zona Oeste, a linha 22-Marrom deve inaugurar as estações Jardim Boa Vista, Monte Belo e Jardim Esmeralda, próximas à rodovia Raposo Tavares.
A linha então deve seguir para uma estação nova na avenida Rio Pequeno e outra na Cidade Universitária, muito aguardada pelos estudantes.
Ainda inédita, depois de sair da USP a linha deve chegar à estação Vital Brasil e depois fazer uma conexão com a Esmeralda, na Hebraica-Rebouças.
Continua depois da publicidade
Por último, o trem fará uma conexão com a linha Amarela, na Faria Lima, passará pela futura estação Teodoro Sampaio e finalmente chegará nas Clínicas, linha Verde. E aí, será que sai do papel?
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade