Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Quarta maior cidade do mundo, São Paulo guarda diversos fatos poucos conhecidos | Alfredo Krausz/Acervo IMS
A história de São Paulo guarda curiosidades que revelam suas origens e transformações ao longo dos séculos. Entre elas, destaca-se o bairro de Pinheiros, fundado por José de Anchieta aos 23 anos, antes mesmo da criação do Rio de Janeiro, consolidando-se como um dos mais antigos da capital.
Continua depois da publicidade
Originalmente habitado por aldeias indígenas, Pinheiros foi ponto estratégico no abastecimento da cidade. Suas antigas estradas conectavam o núcleo urbano às terras férteis do interior, tornando o bairro essencial para a economia de São Paulo.
Ao longo do tempo, Pinheiros passou de aldeamento indígena a povoado caipira, até se transformar no bairro vibrante de hoje. Confira abaixo dez fatos curiosos sobre sua história.
1) Em 1560, o Padre José de Anchieta juntou 12 aldeias e criou o povoado de São Miguel e o povoado de Nossa Senhora da Conceição dos Pinheiros, que, séculos depois, se transformaria no Bairro de Pinheiros. O nome Pinheiros vem da araucária-brasileira, muito comum na região, mas que hoje está praticamente extinta na cidade de São Paulo.
Continua depois da publicidade
2) A estrada de Pinheiros era um caminho muito antigo, mais antigo do que a cidade de São Paulo, e se tornou a principal via de abastecimento agrícola da cidade.
3) A “Estrada dos Pinheiros” ligava o centro da cidade ao atual Largo da Batata e dava acesso às terras do sul pela atual Rodovia Raposo Tavares.
4) Na carta de terras de 1580 (Arquivo Histórico Municipal), consta que os indígenas de Pinheiros pediram ao Capitão-mor mais terras para plantar, já que as terras de Pinheiros estavam sendo transformadas em chácaras.
Continua depois da publicidade
5) Em 1590, o povoado de Nossa Senhora dos Pinheiros foi atacado por indígenas Tupiniquins, a capela foi demolida e a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi queimada.
6) Em 1640, a capela foi reconstruída, e os Beneditinos assumiram o povoado, levando a imagem de Nossa Senhora de Monte Serrat, que está até hoje no Largo da Matriz de Pinheiros.
7) Em 1700, foi aberta a Estrada da Boiada, que ligava o atual Largo da Batata à rua Diógenes Ribeiro de Lima e à estrada para Santo Amaro.
Continua depois da publicidade
8) No final do século XVIII, o aldeamento foi extinto, e Pinheiros emergiu como um povoado caipira, com uma população bastante típica que abastecia a cidade de São Paulo com produtos agrícolas.
9) Até o final do século XIX, os “pinheirenses”, ou os “caipiras de Pinheiros”, abasteciam o antigo mercado caipira da 25 de março com os produtos agrícolas das terras férteis do Rio Pinheiros.
10) O Mercado de Pinheiros era conhecido como "Mercado dos Caipiras", não apenas porque vinham “caipiras do interior”, mas porque Pinheiros era conhecido pelos moradores do centro de São Paulo como um “povoado caipira”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade