Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Time do Corinthians campeão brasileiro de 2017 | Daniel Augusto Jr./Corinthians
O Corinthians já conquistou o Campeonato Brasileiro sete vezes, sendo a última delas em 2017. Na ocasião o time era comandado por Fábio Carille e acabou o primeiro turno invicto.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
O técnico interino começou sob desconfiança no Timão mas levou a equipe a uma conquista considerada improvável por muitos.
O time passou por altos e baixos até concretizar a conquista e a Gazeta relembra abaixo mais detalhes desta trajetória.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Iniciando a temporada fora da Libertadores, a direção corintiana optou por efetivar Fábio Carille, no clube desde 2009, como treinador para a temporada de 2017.
O Corinthians perdeu um torneio amistoso para o São Paulo, a chamada "Flórida Cup" e não tratou de fazer grandes mudanças no elenco em comparação ao ano anterior. Com técnico "aposta" e sem uma grande janela, a mídia classificou o clube como "a quarta força de São Paulo", ou seja: entre ele, São Paulo, Palmeiras e Santos, o Timão seria a equipe mais fraca do Estado.
Continua depois da publicidade
Mas a história já começou a mudar no Paulistão. Após eliminar o Botafogo-SP no sufoco com 1 a 0 no agregado, o time eliminou o rival São Paulo após vencer por 2 a 0 no Morumbi - no jogo do "fair play" em que Rodrigo Caio, zagueiro do São Paulo, alegou para o juiz que o atacante Jô não havia feito uma falta - e empatar em casa na volta.
Na final, campeão em cima da Ponte Preta, 40 anos depois do título estadual (de 1977) sobre o mesmo adversário. O Timão venceu por 3 a 0 na ida e segurou um 1 a 1 na volta, levando o troféu.
No Brasileirão, mesmo chegando como campeão estadual, ainda era visto com alguma desconfiança para um torneio de 38 rodadas, mas o Corinthians liderou o campeonato da 5ª rodada até a final e levou o "caneco".
Continua depois da publicidade
Tido como o "azarão" paulista para o ano de 2017, o Corinthians não se satisfez em calar os críticos com o título estadual e fez uma campanha irretocável no 1º turno do Campeonato Brasileiro, sendo o segundo melhor desempenho da história no formato de pontos corridos com 20 clubes - superado apenas pelo Botafogo de 2023.
Nas primeiras 19 rodadas foram 14 vitórias e cinco empates, o que totalizou 47 pontos de 57 possíveis, feito fundamental para a conquista ao fim do campeonato. O clube paulista foi a 12ª melhor equipe do retorno e somou mais 25 pontos com sete vitórias, quatro empates e oito derrotas.
Com o 2º turno abaixo, o time do Parque São Jorge até preocupou seus torcedores, gerando um memorável momento de Craque Neto, ídolo do Corinthians e apresentador dos "Donos da Bola", da Band, gritando ao vivo com tons críticos ao desempenho da equipe.
Continua depois da publicidade
A escalação-base do time campeão foi: Cássio, Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Jadson e Rodriguinho; Romero e Jô. Técnico: Fábio Carille.
O Campeonato Brasileiro acabou, além de ter o Corinthians como o líder, com:
Outros dois clubes paulistas também disputaram a edição:
Continua depois da publicidade
Os quatro útlimos clubes foram rebaixados, sendo eles em ordem do 17º ao 20º: Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético-GO.
O centroavante Jô, do Corinthians, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2017.
Além disso, o atacante corintiano dividiu a artilharia com Henrique Dourado, do Fluminense, com 18 gols cada.
Continua depois da publicidade
Fagner, Guilherme Arana e Balbuena também marcaram presença no time do campeonato, além de Jô e do treinador Fábio Carille.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade