A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Coqueluche: veja os sintomas, tratamentos e mais sobre a doença

A Gazeta entrevistou Nelson Douglas Ejzenbaum, médico pediatra, neonatologista e membro da Academia Americana de Pediatria, para falar sobre o assunto

Raphael Miras

30/06/2024 às 18:00  atualizado em 19/07/2024 às 09:58

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Foto da bactéria Bordetella pertussis

Foto da bactéria Bordetella pertussis | Dr_Microbe / iStock

Segundo o membro da Academia Americana de Pediatra, Nelson Douglas Ejzenbaum, a coqueluche é uma doença transmitida por uma bactéria chamada Bordetella pertussis. Ela afeta principalmente o sistema respiratório e se caracteriza por uma tosse seca e forte. 

Continua depois da publicidade

A doença pode ser transmitida por gotículas ou respiração do paciente contaminado. Conforme o site oficial do Ministério da Saúde, em alguns casos, a transmissão pode ocorrer por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes. 

Porém, isso é pouco frequente de acontecer, porque é difícil o agente causador da doença sobreviver fora do corpo humano, mas não é impossível.

 

O que a Coqueluche pode causar

Bebê com coquelucheFoto: Divulgação

A sua principal característica é a tosse seca e irritações respiratórias na laringe, traqueia e brônquios. Segundo informações do site Mundo Educação, existe 3 fases da coqueluche:

Continua depois da publicidade

  • Catarral: que dura até 14 dias 
  • Paroxística: que dura até 6 semanas 
  • Fase de convalescença: que permanece por até 3 semanas

Os sinais e sintomas da coqueluche duram entre 6 a 10 semanas, podendo durar mais tempo, conforme o quadro clínico e a situação de cada caso.

Em casos mais graves, conforme diz Nelson em entrevista, os sintomas podem ser fatais para as crianças abaixo dos 6 meses. As complicações são: infecções de ouvido, pneumonia, parada respiratória, desidratação, convulsão, lesão cerebral e morte.

 

Como cuidar de um paciente com coqueluche

Para cuidar da coqueluche, o paciente precisa ficar em isolamento por 5 dias após o início do tratamento de antibióticos apropriado. Nos casos não submetidos a antibióticos, o tempo de isolamento é maior, com uma duração de 3 semanas, evitando que outras pessoas possam desenvolver a doença.

Continua depois da publicidade

Tratamentos para a doença

“O tratamento é feito por antibiótico”, diz o médico em entrevista para a Gazeta. Os antibióticos como Eritromicina, Azitromicina ou Claritromicina são os agentes apropriados de primeira linha para o tratamento da coqueluche.

 

Prevenção

Pessoa tomando vacinaFoto: moviafilmes/freepik

A vacinação é o principal meio de prevenção da coqueluche. Crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a coqueluche. Lembrando que a vacina correta a se tomar, segundo o médico pediatra, é a pentavalente (DTP+Hib+Hepatite B).

*Texto sob supervisão de Suzana Rodrigues

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados