A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Contrato de namoro: conheça o que é e como funciona o acordo

Entenda como o contrato de namoro pode ajudar a definir limites claros em um relacionamento, evitando conflitos patrimoniais

Raphael Miras

13/06/2024 às 10:37  atualizado em 28/08/2024 às 17:07

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Contrato de Namoro

Contrato de Namoro | nensuria / Freepik

O contrato de namoro é um documento firmado pelo casal com o objetivo de reconhecer e formalizar um relacionamento afetivo. 

Continua depois da publicidade

O documento também é usado para esclarecer que não existe uma união estável entre o casal. 

Dessa forma, o contrato permite explicitar que não há obrigação financeira ou de divisão de bens entre as partes, já que a união é reconhecida apenas como um namoro. 

Como funciona

O documento pode ser feito em escritura pública, em Tabelionato de Notas, com possibilidade de registro no Registro de Títulos e Documentos. Também pode ser realizado particularmente, com a assinatura de testemunhas e reconhecimento de firma. O casal precisa ser maior de 18 anos.

Continua depois da publicidade

Ambos precisam analisar e entender se o relacionamento que estão é apenas um simples namoro e colocar em uma folha em branco o que cada um deseja, quer e pretende com o relacionamento.

Depois, além de ter cláusulas relacionadas ao patrimônio, o contrato de namoro pode incluir questões relacionadas ao dia a dia do casal, como regras sobre presentes durante o relacionamento e até a guarda de animais de estimação. 

O acordo também pode estabelecer multa ou penalidade desde que não viole algum direito fundamental das partes. 

Continua depois da publicidade

Embora o documento traga segurança jurídica e resguarde o patrimônio e os direitos de cada um dos envolvidos, segundo a advogada Caroline Pomjé, ele deve ser visto como uma tranquilidade para o casal. 

"O contato é justamente exercitar o desejo da parte. Então, é um aliado, ele não vem como uma obrigação. Traz uma maior clareza, uma maior tranquilidade em alguma medida”, diz a advogada.

Contrato de namoro x união estável

Casamento Comunitário 2024 acontecerá no dia 31 de maio, às 19h, em CubatãoFoto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A principal diferença entre um contrato de namoro e uma união estável está na intenção e nas consequências jurídicas.

Continua depois da publicidade

O contrato de namoro é um acordo onde o casal não deseja formar uma família, evitando direitos patrimoniais e sucessórios, ou seja, em um namoro, mesmo que o casal adquira seu patrimônio, os bens não são comunicáveis ao término da relação. 

Já a união estável pode ser formalizada por contrato ou reconhecida judicialmente e o casal vive como uma entidade familiar, com direitos e deveres similares ao casamento, incluindo partilha de bens e direitos a herança.

Com isso, cada vez mais casais que não pretendem dividir bens entre si e preferem não assumir um compromisso mais profundo, passaram a buscar meios jurídicos de evitar o reconhecimento de uma possível união estável. 

Continua depois da publicidade

O caso entre Endrick e Gabriely Miranda

A jóia da seleção brasileira, Endrick, tem um contrato de namoro com Gabriely MirandaA jóia da seleção brasileira, Endrick, tem um contrato de namoro com Gabriely Miranda / Foto: Divulgação

O caso do jogador de futebol Endrick e sua namorada, a modelo Gabriely Miranda, também fizeram o documento do casal.

A forma de contrato feita pelo jogador e sua namora foi feito por meio de um aplicativo de mensagens, que não é formalizado em cartório e não envolve advogados.

O acordo entre eles proíbe qualquer tipo de vício, mudança drástica de comportamento e tem como uma das obrigações dizer "eu te amo" todos os dias.

Continua depois da publicidade

"Os números estão aí"

Em 2023, houve um recorde no número de contratos de namoro no país: 126 registros, segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB). Em 2024, até o fim de maio, 44 casais assinaram contratos de namoro no Brasil. Mas, esse número pode ser bem maior.

Embora tenha começado a ser firmado nos anos 90, o contrato de namoro caiu mesmo no gosto dos casais a partir de 2016. O Brasil já registrou 608 contratos de namoro.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados