Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Os cristãos encontram em cada nome uma forma de honrar seu Deus | Freepik
O cristianismo atribui a Deus uma infinidade de nomes e títulos que revelam sua natureza, atributos e o impacto espiritual que exerce na vida dos fiéis. Cada nome descreve uma faceta de seu caráter divino — como o Deus Todo-Poderoso, o Eterno, o Provedor, entre outros.
Continua depois da publicidade
Esses nomes também evocam a relação entre Deus e a humanidade, refletindo poder, amor, justiça e misericórdia.
Os diferentes nomes também são uma forma de os cristãos fortalecerem sua fé e encontrar uma forma de honrar e compreender melhor a Deus. A seguir, a Gazeta te mostra os principais nomes associados ao Deus da bíblia e seus significados.
Deus se revelou a Abraão como El Shaddai, ou "Todo-Poderoso" (Gn 17,1), e ao longo do Antigo Testamento, outros nomes divinos surgiram, como Elohim (Deus), Adonai (Senhor) e Javé, ou “Ele é”.
Continua depois da publicidade
Enquanto Elohim e Adonai têm usos amplos e variados, Javé se tornou um nome pessoal e sagrado para o Deus de Israel. Esse nome foi revelado diretamente a Moisés durante o episódio da sarça ardente, quando ele recebeu a missão de libertar o povo hebreu.
Em resposta à pergunta de Moisés sobre Seu nome, Deus disse: “Eu sou Aquele que sou”, levando ao título "Ele é". Esse nome foi registrado na escrita hebraica com as letras YHWH, formando o "Tetragrama".
Por respeito ao mandamento de não usar o nome de Deus em vão, os israelitas substituíam o Tetragrama por “Adonai” ao lerem as escrituras. Isso fez com que a pronúncia exata fosse esquecida, embora se acredite que fosse “Javé”.
Continua depois da publicidade
A palavra "Jeová" veio mais tarde, quando estudiosos adicionaram as vogais de "Adonai" às consoantes de YHWH para facilitar a leitura, criando o termo YaHoWaH, que na Idade Média foi interpretado como “Jeová”.
Embora alguns grupos ainda utilizem essa forma, como as Testemunhas de Jeová, a pronúncia original, “Javé”, é hoje mais aceita.
Este nome de Deus, com seu significado de “Aquele que está aí para vós”, reflete uma promessa de proximidade divina.
Continua depois da publicidade
O Papa Francisco explica que “Deus permanece na história humana como Aquele que é presente e providente”. Esse conceito também se relaciona com o título Emanuel, ou “Deus conosco” (Is 7,14).
Para os cristãos, a revelação divina se completa com o nome “Pai, Filho e Espírito Santo”, refletindo o mistério da Trindade, que dá um sentido pleno à fé cristã além das referências do Antigo Testamento.
Confira a seguir os demais nomes e apelidos de Deus:
Continua depois da publicidade
O nome "Jesus" foi revelado por Deus a Maria e José (Mt 1:20-21), destacando Seu papel de Salvador. Jesus também é identificado como “Eu sou” em várias passagens, reforçando Sua unidade com YHWH:
Segundo o cristianismo, o Espírito Santo também é Deus e tem diferentes títulos, cada um revelando Suas características:
Em uma música feita pelo cantor Kleber Lucas, a letra cita vários outros nomes e apelidos de Deus que podem ser usados. Confira a letra a seguir:
Continua depois da publicidade
Ó Deus, tu és o meu Deus forte
O Grande El-Shaddai
Todo Poderoso, Adonai
Teu nome é Maravilhoso
Conselheiro, Príncipe da Paz
Yeshua Hamashia, Deus Emanuel
O Pastor de Israel, o Guarda de Sião
A Brilhante Estrela da Manhã
Jesus, Teu nome é precioso
Meu Senhor e Cristo
O nome sobre todos pelo qual existo
Jireh, o Deus da minha provisão
Shalom, o Senhor é a minha paz
Shamah, Deus presente sempre está
El-Elyon, outro igual não há, não há
Continua depois da publicidade
Jeovah Rafah, meu Senhor
Que cura toda dor
Tsidkenu-Yaveh, minha justiça é
Elohim, Elohim Deus
No controle está meu Deus
Tudo governa
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade