Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Momentos do desfile da Mocidade Alegre, em 2024, em que se sagrou campeã | Paulo Pinto/Agência Brasil
O Carnaval de São Paulo vem ganhando cada vez mais destaque dos foliões e da imprensa e, consequentemente, protagonizando ano após ano uma festa cada vez mais bonita nos tradicionais desfiles anuais no Sambódromo do Anhembi.
Continua depois da publicidade
No Grupo Especial, a principal divisão do Carnaval paulistano contém 14 escolas de samba em busca do título, com diferentes sedes pela Capital.
Para quem deseja torcer para a escola de seu bairro ou mais perto de onde mora, a Gazeta conta o bairro das sedes de cada uma das escolas de samba classificadas para o Grupo Especial de 2025, além das duas recém-rebaixadas para o Grupo de Acesso.
Bicampeã do carnaval paulistano, a escola está localizada na zona leste paulistana, no bairro do Tatuapé.
Continua depois da publicidade
Tatuapé é um dos bairros mais procurados em virtude dos valores atrativos para locação de imóveis e infraestrutura de transporte.
A região também conta com espaços de lazer e esportes, como os parques Piqueri e Ceret, que possuem pistas de corrida, quadras esportivas e aparelhos de ginástica ao ar livre.
O enredo para 2025 será "Justiça – A Injustiça Num Lugar Qualquer É Uma Ameaça À Justiça Em Todo Lugar".
Continua depois da publicidade
Em busca do título inédito e de volta ao Grupo Especial em 2025, a Colorado do Brás, como o próprio nome indica, fica localizada no bairro do Brás, na zona leste.
O bairro foi um dos quatro que mais cresceu em população no ano de 2024 (2,4%) e é destaque do comércio ambulante e varejo e atacado.
A Colorado abrirá os desfiles do Carnaval de São Paulo de 2025, com o enredo “Afoxé Filhos de Gandhy no ritmo da fé”.
Continua depois da publicidade
Com sede no Jabaquara e em busca do título inédito do Grupo Especial, a escola completa 51 anos de história.
O enredo se chama "Os Nove Oruns de Iansã". Presente no Grupo Especial desde 2020, a escola tem a tradicional agremiação "Mangueira", do Rio de Janeiro, como sua madrinha.
Parte da presença negra no bairro e na cidade de São Paulo pode hoje ser revisitada no Acervo da Memória e do Viver Afro Brasileiro, que fica na rua Nadra Raffoul Mokodsi.
Continua depois da publicidade
No mesmo local, encontra-se a construção mais antiga do Jabaquara, o Sítio da Ressaca, construído em taipa de pilão e datado de 1719.
Fundada em 1998, a Estrela do Terceiro Milênio foi a campeã do Grupo de Acesso em 2024. Buscando seu primeiro título na elite do Carnaval Paulistano, na qual estreou em 2023.
A sede da escola é em Grajaú, bairro mais populoso de São Paulo. O local tem mais habitantes que 98% das cidades brasileiras. O distrito é maior que San José, capital da Costa Rica, com 328.195 habitantes.
Continua depois da publicidade
Campeã em 2020 pela primeira vez, a escola azul e branco e com sede em Pompeia é uma das representantes da zona oeste paulistana. O enredo para 2025 será de "Em Retalhos de Cetim, a Águia de Ouro do jeito que a vida quer".
O bairro é destaque em comércios e a localização é elogiada para lazer e moradia.
Após muitos anos fora do Grupo Especial, a Camisa Verde e Branco,
escola tradicional e nove vezes campeã, retornou para a elite em 2024 e se manteve.Continua depois da publicidade
Será uma das duas representantes do bairro Barra Funda em 2025, ao lado da outra escola do Palmeiras, a Mancha Verde.
O enredo será uma homenagem a um dos principais cantores brasileiros: "O Tempo Não Para! Cazuza – O Poeta Vive".
Em busca do título inédito em 2025, a Dragões da Real, uma das escolas de samba que levam o mesmo nome de uma das organizadas do São Paulo Futebol Clube, é da Vila Anastácio, subprefeitura da Lapa.
Continua depois da publicidade
A escola foi vice-campeã nos anos de 2017, 2019 e 2024 e busca espantar o fantasma.
Com o carnavalesco multicampeão Jorge Freitas, terá o enredo "A vida é um sonho pintado em aquarela!".
Tricampeã do Carnaval de São Paulo, a escola da organizada do Corinthians fica no bairro Bom Retiro, na zona oeste (mesmo o Timão sendo um clube da zona leste da Capital).
Continua depois da publicidade
O enredo será de "Irin Ajó Emi Ojisé", que significa "A Viagem do Espírito Mensageiro".
O bairro possui uma importante herança patrimonial e cultural da cidade. Ele abriga a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa (dentro da Estação da Luz), a Estação Pinacoteca (no antigo DOPS) e o Centro de Estudos Musicais – Tom Jobim.
A escola com sede na Barra Funda, na zona oeste da capital paulistana leva o nome da principal organizada do Palmeiras.
Continua depois da publicidade
Para 2024, a escola busca manter o sucesso recente (título em 2022 e vice em 2023), trazendo neste ano o enredo "Bahia, da Fé ao Profano".
Na mesma pesquisa da Seade que colocou o bairro do Brás como um dos quatro que mais cresceram, teve a Barra Funda como o bairro com a taxa de aumento populacional mais elevada, com 7,3%.
Rebaixada para o Grupo de Acesso em 2025, a Tom Maior também representa a Barra Funda no Carnaval de 2025, fechando as representantes da zona oeste.
A vermelho e amarelo terá o enredo de reedição de 2009, com "Uma Nova Angola Se Abre Para o Mundo! Em Nome da Paz, Martinho da Vila Canta a Liberdade!".
Outra escola que busca ser campeã pela primeira vez da elite paulistana é a do Acadêmicos do Tucuruvi, que leva o nome de seu bairro, na zona norte da Capital. O enredo para 2025 será de "Assojaba – A Busca pelo Manto".
Segundo um estudo da Universidade de São Paulo (USP), o bairro do Tucuruvi é, inclusive, um dos bairros mais quentes da cidade de São Paulo.
Uma das duas rebaixadas para o Grupo de Acesso de 2025, a Independente Tricolor é mais uma escola que leva o nome de uma das principais torcidas organizadas do País, com uma clara ligação com o São Paulo FC.
Localizada na Vila Guilherme, na zona norte da Capital, a agremiação terá o enredo de "Gritos de Resistência". Fica próxima dos bairros Santana, Pari, Belém e Vila Maria.
A escola da zona norte que leva o nome de seu bairro no nome é tricampeã do Grupo Especial de São Paulo. Para 2025 o enredo será "Cantando Contos: Reinos da Literatura".
Sete irmãs paulistanas, descendentes de Amador Bueno e dos Guayanás, estão na origem do bairro da Casa Verde, um dos mais tradicionais da capital paulista.
O cantor Adoniran Barbosa homenageou o local em seus versos: "Silêncio, é madrugada. No morro da Casa Verde, a raça dorme em paz", em referência à importância cultural e histórica do bairro.
Com 11 títulos carnavalescos, a escola do bairro centenário do Limão, na zona norte, é uma das mais tradicionais da Capital.
O enredo para a segunda maior campeã será "Quem não pode com mandinga não carrega patuá".
Conhecido como berço do punk, visto que algumas bandas do gênero, como Inocentes e Ratos do Porão, participaram de festivais no bairro, o Limão é famoso por sediar uma das escolas de samba mais famosas de São Paulo.
Histórica escola da Freguesia do Ó, na zona norte de São Paulo, a Rosas de Ouro é bicampeã do Carnaval.
Para 2025, o enredo é "Rosas de Ouro em uma Grande Jogada", que contará a história da arte de jogar e sua importância na sociedade.
O bairro da Freguesia do Ó, na zona noroeste de São Paulo, é um dos mais antigos da capital paulista, com os primeiros registros de sua história datando do final do século 16.
A maior campeã do Carnaval paulistano, com impressionantes 15 conquistas, a escola é pertencente à zona central, localizada no Bixiga, na Bela Vista, bairro tradicionalíssimo.
Em 2025 a agremiação terá como enredo "O Xamã Devorado e a Deglutição Bacante de Quem Sonhou Ousar Desordem".
Contudo, após ter que deixar o bairro de sua origem, a escola de samba ensaiou para o Carnaval de 2025 na quadra da Uirapurú, na Mooca, zona leste de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade