Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Alguns alimentos são capazes de controlar e até diminuir o colesterol mais rapidamente | Freepik
O colesterol é uma substância gordurosa presente em todas as células do corpo, que desempenha um papel crucial na produção de hormônios, na absorção de vitaminas e na construção de membranas celulares.
Continua depois da publicidade
Contudo, o excesso dessa gordura, especialmente o tipo LDL (o colesterol "ruim"), acaba por ser tornar uma grave e silenciosa ameaça à saúde cardiovascular.
Alguns alimentos são capazes de controlar e até diminuir o colesterol mais rapidamente, de acordo com cardiologistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Os especialistas no assunto classificaram cinco alimentos mais indicados para reverter o problema.
Continua depois da publicidade
A Universidade de Harvard recomenda como primeiro passo para reduzir o colesterol, comer uma tigela de aveia no café da manhã, que fornece cerca de dois gramas de fibra solúvel.
Comer aveia regularmente pode reduzir significativamente, além do colesterol, alguns fatores de risco de doenças cardíacas.
Aveia e farelo de aveia são fontes concentradas de uma fibra solúvel chamada beta-glucana, que ajuda a reduzir o colesterol, o que impede a absorção do colesterol no trato gastrointestinal.
Continua depois da publicidade
Um estudo da Universidade de Nevada concluiu que os morangos são capazes de reduzir o colesterol total, além de serem uma das frutas que melhores protegem o coração. Os estudos apontam que o consumo de morangos reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
O alto conteúdo antioxidante presente na fruta ajuda a reduzir a oxidação das gorduras, o que evita o acúmulo de depósitos de partículas de lipoproteínas (colesterol LDL) nas artérias.
A Capital do Morango fica, inclusive, no interior de São Paulo, tornando uma ótima opção de visita.
Continua depois da publicidade
Os cardiologistas de Harvard detalharam que os óleos vegetais líquidos contribuem para a redução do colesterol, porém, a melhor escolha é o azeite, o alimento protagonista da dieta mediterrânea.
É composto, basicamente, por ácido oleico (ácido graxo monoinsaturado) e, conforme evidências científicas, essa gordura boa ajuda a reduzir o LDL ou colesterol ruim e aumenta o HDL ou colesterol bom.
A uva ajuda na limpeza das artérias, de acordo com o estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Nutrients.
Continua depois da publicidade
Os taninos e as antocianinas, mais presentes nas uvas roxas e pretas, e a clorofila, presente nas uvas verdes, são compostos bioativos com ação antioxidante que combatem os radicais livres.
Isso evita a oxidação das células de gordura, o que diminui os níveis de colesterol 'ruim", LDL, e triglicerídeos no sangue.
O consumo de soja ou de alimentos derivados do produto, como tofu e bebida de soja, ajuda a controlar o colesterol.
Continua depois da publicidade
Estudos apontaram que o consumo de 25 gramas de proteína de soja por dia (280 gramas de tofu ou duas xícaras e meia de leite de soja) pode reduzir o colesterol LDL em 5% a 6%.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade