A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Conheça o único anfíbio que bota ovos e alimenta seus filhos com leite

Espécie é uma das únicas a possuir comunicação direta entre os filhotes com a mãe e habita em regiões tropicais

Leonardo Sandre

04/10/2024 às 18:20  atualizado em 04/10/2024 às 18:26

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Siphonops annulatus, encontrada no Brasil, é uma espécie rara de anfíbio que bota ovos e alimenta seus filhos com leite

Siphonops annulatus, encontrada no Brasil, é uma espécie rara de anfíbio que bota ovos e alimenta seus filhos com leite | Carlos Jared

É comum que os animais mamíferos alimentem os filhotes com leite materno. Porém, há outros animais como aranhas e anfíbios que exibem um comportamento similar.

Continua depois da publicidade

Segundo um artigo publicado pela revista Science, pesquisadores identificaram esse fenômeno ocorrendo com a espécie Siphonops annulatus, encontrada no Brasil. Conheça abaixo.

Saiba mais sobre o anfíbio

Siphonops annulatus é um anfíbio semelhante a minhocas e vermes, não possui membros e habita regiões tropicais (assim como espécies de cobras). Ovíparo, o animal consegue alimentar os filhotes com uma substância rica em lipídios, que, na prática, é parecida com leite.

A espécie pertence a um grupo de anfíbios chamados de cecílias. Em alguns estudos passados, foi descoberto que, em determinados casos, os filhotes se alimentavam da pela da própria mãe, rica em nutrientes, uma vez a cada sete dias.

Continua depois da publicidade

"Bebês comendo apenas uma vez por semana soava um pouco estranho", comentou Marta Antoniazzi, pesquisadora do Instituto Butantan.

A especialista explicou para a revista que isso não seria o suficiente para bebês se desenvolverem da forma como eles se desenvolvem.

Análise aprofundada sobre a espécie

Em um trabalho mais recente, cientistas analisaram as cecílias com mais profundidade. A base do estudo foi uma observação de mais de 200 horas de 16 Siphonops annulatus com os filhotes, coletados de plantações de cacau na Mata Atlântica.

Continua depois da publicidade

Os resultados revelaram que os bebês desses anfíbios ingerem um líquido (que segundo os pesquisadores pode ser identificado como leite) secretado pela cloaca, uma abertura no corpo da mãe.

"O leite, composto principalmente por lipídios e carboidratos, tem origem nas glândulas hipertrofiadas do epitélio do oviduto materno", diz a autoria do estudo.

Essa substância, inclusive, contribuiu para o crescimento mais rápido dos filhotes.

Continua depois da publicidade

A importância desse leite

O estudo apontou que a liberação do leite aconteceu em resposta a estímulos táticos e acústicos vindos dos filhotes, que produziam barulhos agudos de "clique" e colocavam as cabeças na cloaca para obter a alimentação.

Ao analisar o comportamento da espécie, o grupo também descobriu que esses filhotes competem entre si pelo leite materno.

"Mostramos que as fêmeas Siphonops annulatus fornecem leite igualmente rico em lipídios aos filhotes durante o cuidado parental. Observamos que durante dois meses, os bebês ingeriram leite liberado pelo respiradouro materno aparentemente em resposta à estimulação tátil e acústica", diz a análise.

Continua depois da publicidade

Comunicação

Outra descoberta do estudo: os filhotes da espécie produziam um som agudo, e em resposta a mãe levantava, deixava a cloaca em evidência e produzia uma substância espessa e pegajosa de leite transparente, consumida pelos filhotes.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados