A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 17 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Conheça a ilha do Litoral de SP que é considerada paraíso e laboratório a céu aberto

Concebida nos anos 1950 pelo engenheiro mecânico Fernando Eduardo Lee, Ilha é o único atrativo das Américas a receber a certificação ecoturística internacional Green Key

Gladys Magalhães

28/06/2024 às 18:00  atualizado em 19/07/2024 às 10:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ilha dos Arvoredos a ilha é o primeiro e único atrativo das Américas a receber a certificação ecoturística internacional Green Key

Ilha dos Arvoredos a ilha é o primeiro e único atrativo das Américas a receber a certificação ecoturística internacional Green Key | Reggys Santos / Divulgação Ilha dos Arvoredos

Você já ouviu falar na Ilha dos Arvoredos? Localizada a 1,6 km da Praia de Pernambuco, no Guarujá, a ilha é o primeiro e único atrativo das Américas a receber a certificação ecoturística internacional Green Key.

Continua depois da publicidade

O prêmio é concedido a equipamentos turísticos comprometidos com a responsabilidade ambiental e operações sustentáveis na indústria do turismo. Para conquistá-lo, em fevereiro deste ano, a ilha precisou cumprir 65 critérios obrigatórios, os quais terá que se enquadrar anualmente se quiser manter a certificação.

Ilha dos Arvoredos: história

Com 36 mil m², a Ilha dos Arvoredos foi concebida nos anos 1950 pelo engenheiro mecânico Fernando Eduardo Lee (1903 – 1994) para ser um centro de estudos e um laboratório a céu aberto. 

Com o propósito de reunir - em um único espaço - tecnologias sustentáveis, preservação de recursos para futuras gerações e um ambiente com acesso à história, ciência, cultura e lazer.

Continua depois da publicidade

A concessão da ilha está sob a responsabilidade da Fundação Fernando Eduardo Lee (FFEL), instituição filantrópica criada pelo idealizador na década de 1980. Atualmente, os projetos de pesquisas são realizados em uma parceria entre a Fundação e a universidade Unaerp, que possui campi em Guarujá e Ribeirão Preto.

O que fazer na Ilha dos Arvoredos

Ilha do ArvoredoFoto: Reggys Santos

A Ilha dos Arvoredos tem vários modelos de visitação. Nas visitas Ecoturísticas, por exemplo, os visitantes percorrem a ilha em uma visita monitorada. Já nos modelos de visitação de bem-estar, é possível praticar Yoga e meditação na Ilha. Há também visitas de escolas e universidades, eventos e treinamentos corporativos, entre outros.

Um dos principais atrativos da Ilha é a Fênix de 80 toneladas. No local também é possível conhecer e aprender, por meio da educação ambiental, sobre a história do primeiro painel solar da América Latina. Além disso, entender como funciona o conceito de energia eólica, saber mais sobre o sistema de captação de água da chuva que tem capacidade para abastecer uma cidade de 22 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

Há a possibilidade também de aprender conceitos de permacultura, ESG (sigla para as palavras Enviroment - Social - Governance, ou Governança Ambiental, Social e Corporativa), a história da sustentabilidade, gestão de resíduos, conservação de ecossistemas e mudanças climáticas.

Como chegar na Ilha dos Arvoredos

Para visitar a Ilha dos Arvoredos, é necessário realizar agendamento via redes sociais, ou WhatsApp ((13) 996373288).  A chegada na Ilha é via embarcações marítimas, que saem das praias do Perequê e de Pernambuco.

No modelo de visitação ecoturística, o roteiro na Ilha dura em média entre uma hora e meia e duas horas, fora o tempo de navegação. A contribuição colaborativa para manutenção do projeto varia de R$ 100 a R$ 200 por pessoa, além do pagamento da embarcação.

Continua depois da publicidade

A Ilha não impede a entrada de crianças, mas recomenda a visitação a partir de 4 anos. No local há espaços para que os visitantes possam se hidratar e se alimentar com lanches próprios, porém não há comercialização de produtos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados