Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com nomes cômicos, curiosos ou até sombrios, veja a história por trás de cinco endereços paulistanos | Reprodução/Google Reviews
Como uma das principais cidades do Brasil e a mais populosa, São Paulo reúne culturas nacionais e internacionais que ajudam a formar a história do município.
Continua depois da publicidade
Entre as origens, há algumas curiosidades, como os nomes que batizam alguns endereços pela Capital.
Com nomenclaturas cômicas, curiosas ou até sombrias, veja a história por trás de cinco endereços paulistanos.
A lista abaixo apresenta cinco logradouros, reunidos pela revista Veja São Paulo em 2012, que estão espalhados entre os bairros da Capital e possuem homenagens e referências que, fora do contexto em que foram designados, podem ser curiosos para quem observa.
Continua depois da publicidade
Olavo Setubal, prefeito de São Paulo em 1978, aprovou, à época, um decreto de dez páginas dando nome a ruas que, antes, eram chamadas apenas por números, em diversos bairros da cidade.
Em Jardim São Gabriel, na zona leste do município, a antiga "rua 4" virou Chaveslândia, quando ainda fazia parte do 26º Subdistrito, na Vila Prudente.
O nome chama a atenção por parecer homenagear o seriado "Chaves" sucesso até os dias atuais, conhecido em todo o Brasil pela emissora SBT. A produção mexicana estreou seis anos antes da escolha do nome da rua, em 1972, mas fazia outra homenagem.
Continua depois da publicidade
O decreto homenageava diversos povos históricos do País, sendo Chaveslândia um povoado de Minas Gerais. Além disso, a rua fazia cruzamento com outro curioso nome de povoado: Fidelândia.
No bairro Butantã, na zona oeste, existe outro endereço de nome peculiar: a Praça Chá da Alegria, que pode ser erroneamente ligada a algum tipo de chá alucinógeno.
Contudo, este nome presta uma homenagem a uma cidade no estado de Pernambuco, onde, por lá, se fala “Chã” e tem pouco pais de 13 mil habitantes, segundo o levantamento do IBGE em 2015.
Continua depois da publicidade
Na zona sul da cidade, especificamente no bairro do Jabaquara, um logradouro teve uma mudança drástica em seu nome.
Antes chamada de rua Marcelo Vieira Barbosa, o endereço foi rebatizado de rua Borboletas Psicodélicas.
O título é uma homenagem a um trecho da composição "Pour Martina para Piano", do músico curitibano Henrique Morozowicz (1934-2008). Porém, fora de contexto, desperta a curiosidade pelo nome fora do comum.
Continua depois da publicidade
Um endereço com um nome que chega a ser engraçado e sombrio ao mesmo tempo, é a "rua Viagem ao Céu", que, ironicamente, fica no bairro da Saúde - zona sul da cidade.
A escolha do nome faz uma referência a um dos principais contos da carreira de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores da literatura infanto-juvenil do Brasil.
O nome, porém, traz um contraste cômico, já que fica com uma pegada de "vida após a morte", e pode causar o medo de algum supersticioso que tiver que passar por essa rua.
Continua depois da publicidade
Na zona oeste da Capital, na comunidade do Conjunto Promorar Raposo Tavares, há uma travessa curta, com menos de 100 metros de comprimento, que guarda um nome de contraste com apenas dois substantivos.
O logradouro foi batizado como Travessa Maravilha Tristeza. Porém, a homenagem não se trata de algo melancólico. Maravilha Tristeza é o nome popular de uma balsaminácea, espécie de malmequer (planta). Todavia, causa a impressão de uma "celebração" da tristeza.
Além de nomes curiosos de logradouros de São Paulo, conheça também a história por trás dos nomes de alguns dos estados brasileiros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade