Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
São Paulo e Rio de Janeiro continuam a se destacar na América Latina | Divulgação/Cidade de SP e Wikimedia Commons
No ranking QS Best Student Cities, duas cidades brasileiras se classificaram entre as melhores do mundo para os estudantes. Estes municípios são a base do País e capitais de seus próprios estados. São eles: São Paulo e Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
O levantamento, divulgado pela QS Quacquarelli Symonds, foi elaborado com base nas avaliações de mais de 98 mil estudantes, levando em consideração fatores como qualidade das universidades, perspectiva de emprego, custo de vida e acessibilidade.
Ambas as cidades brasileiras estão posicionadas na segunda metade do ranking global, que inclui 140 metrópoles.
A Gazeta vai aprofundar mais sobre como a cidade de São Paulo e a cidade do Rio de Janeiro entraram nesta lista das melhores cidades do mundo para os estudantes. Confira.
Continua depois da publicidade
São Paulo ficou em 86º lugar no ranking global e em 4º na América Latina, em 2023, caindo um pouco em relação ao 80º lugar do ano anterior. A cidade se destaca pela qualidade das suas universidades e pelas boas oportunidades de emprego para quem se forma por lá.
Seis instituições de ensino da cidade figuram no ranking QS das melhores universidades, sendo a Universidade de São Paulo (USP) a mais bem posicionada, ocupando a 115ª posição global.
O estudo destaca que, apesar de apenas 3% dos estudantes em São Paulo serem internacionais, a cidade se apresenta como um centro financeiro e cultural de peso no Brasil.
Continua depois da publicidade
Entre os aspectos que favorecem São Paulo, estão a variedade de oportunidades de emprego em áreas como tecnologia, comércio, finanças e indústrias automotiva e farmacêutica.
A cidade também é conhecida por seu custo de vida relativamente baixo, em comparação com outras grandes metrópoles globais.
São Paulo possui uma cultura rica. São mais de 100 museus, 300 cinemas e, além disso, possui uma gastronomia diversificada. Com opções que vão desde comida de rua até restaurantes renomados.
Continua depois da publicidade
Em relação à acessibilidade, a Capital obteve a 49ª posição global, refletindo uma boa infraestrutura e a possibilidade de deslocamento entre diversos campi universitários.
O destaque foi para a proximidade de outras cidades como Campinas, São Carlos e São José dos Campos, que abrigam importantes instituições de ensino.
O Rio de Janeiro, que entrou pela primeira vez no ranking QS em 2023, ocupa a 121ª posição no cenário global e a 8ª na América Latina.
Continua depois da publicidade
Embora a cidade tenha quatro universidades presentes no ranking da QS, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a mais destacada.
Além das tradicionais praias e o calor carioca, o Rio também oferece uma vida acadêmica vibrante, com oportunidades de imersão na cultura local e uma rica diversidade.
A cidade é considerada um excelente destino para estudantes que buscam um ambiente descontraído, com a simpatia dos cariocas, o famoso Carnaval de rua e um estilo de vida ativo e social.
Continua depois da publicidade
A consultoria ressalta, no entanto, que o mercado de trabalho no Rio pode ser mais desafiador para estudantes internacionais, especialmente devido à necessidade do conhecimento da língua portuguesa para diversas vagas profissionais.
No entanto, para quem busca áreas como turismo, entretenimento e arte, o Rio de Janeiro continua sendo um polo atrativo de formação acadêmica e cultural.
O QS Best Student Cities Ranking avalia mais de 140 cidades ao redor do mundo, considerando fatores essenciais para a escolha do destino de estudo como:
Continua depois da publicidade
Londres se manteve na liderança pelo quarto ano consecutivo, seguida por Seul e Munique, enquanto São Paulo e Rio de Janeiro continuam a se destacar na América Latina.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade