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Algumas das rodovias estão apenas em território paulista; outras, atravessam estados diferentes | Divulgação/CCR Rio SP
São Paulo é um dos estados com maior quantidade de rodovias. São 835 vias que cruzam o território paulista e se dividem em trechos concedidos à iniciativa privada e também públicos. Descubra a seguir quais as 5 maiores rodovias do estado de São Paulo.
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A seleção abaixo foi feita pelo jornal O Estado de São Paulo com dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
De acordo com a autarquia, 11 mil km de rodovias paulistas são concedidos e supervisionados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Outros 12,9 mil são supervisionados pelo governo do Estado.
Além de rodovias que são exclusivamente concedidas ou administradas pelo governo estadual, há aquelas que, ao mesmo tempo, têm trechos concedidos e trechos públicos. Conheça as 5 mais extensas a seguir.
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A rodovia Assis Chateaubriand, SP-425, passa por cidades importantes como Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Barretos, tendo grande destaque na economia.
A via tem 499 quilômetros de extensão, de Pirapozinho a Miguelópolis, e liga o sul às regiões sudeste e norte do Brasil.
Também conhecida pelo nome Via Washington Luiz e oficialmente denominada SP-310 ela é considerada uma das mais bem conservadas rodovias do Brasil.
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Trata-se de uma Rodovia radial e faz a ligação de São Paulo aos municípios de Rio Claro, São Carlos, Araraquara, Catanduva e São José do Rio Preto, dentre outros.
Hoje, a Rodovia Washington Luís está concedida às empresas privadas Centrovias e Triângulo do Sol. Ela parte das rodovias Anhangüera no km 153 e Bandeirantes no km 168, no município de Cordeirópolis e terminando no acesso ao município de Mirassol.
De Mirassol até Ilha Solteira, a rodovia é chamada de "Feliciano Sales Cunha" com o mesmo código.
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A Rodovia Presidente Dutra, que recebe os códigos BR-116 e SP-60, conhecida coloquialmente como Via Dutra, liga as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
A via tem 402 quilômetros, com início no Trevo das Margaridas, no acesso à avenida Brasil, no Rio de Janeiro, e terminando na Ponte Presidente Dutra, no acesso à Marginal Tietê, em São Paulo.
No estado do Rio de Janeiro, a rodovia tem uma extensão de 170 quilômetros e, no estado de São Paulo, uma extensão de 230 quilômetros.
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A Rodovia Marechal Rondon (SP-300) ou Via Marechal Rondon, também recebe a denominação de Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, entre Jundiaí e Itu.
Sob este nome, ela corta e liga os municípios de Porto Feliz, Tietê, Laranjal Paulista, Conchas, Botucatu, São Manuel, Areiópolis, Lençóis Paulista, Agudos, Bauru, Pirajuí, Cafelândia, Lins, Promissão, Penápolis, Glicério, Coroados, Birigui, Araçatuba, Guararapes, Valparaíso, Mirandópolis e Andradina.
A Rodovia Raposo Tavares, foi o primeiro acesso da capital ao oeste paulista. A via corta muitas cidades, como Osasco, Carapicuíba, Cotia, entre outras.
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A rodovia começa no fim de uma rua, no bairro Butantã, na zona sul de São Paulo. Ela começa oficialmente no km 9,8 e tem seu início e fim dentro do estado.
Sua extensão totaliza 654 km que passam por 30 municípios até chegar a Presidente Venceslau (SP), na divisa com o Mato Grosso do Sul.
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