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Mudanças na Raposo Tavares prometem mais rapidez nas viagens | Reprodução/Google Street View
A maior rodovia do estado de São Paulo é a rodovia Raposo Tavares (SP-270), com uma extensão de 654 km. A estrada é tão grande que tem o mesmo tamanho da calota polar de Plutão, o planeta anão.
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Ela se inicia no final da rua Reação, no bairro do Butantã, zona oeste da cidade de São Paulo, e termina na divisa com o Mato Grosso do Sul, no município de Presidente Epitácio.
A rodovia passa por cerca de 30 municípios, incluindo Osasco, Carapicuíba, Cotia e Presidente Venceslau.
É frequentemente considerada uma das melhores rodovias do País, tendo alcançado a primeira colocação em 2024, conforme a Confederação Nacional do Transporte.
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A rodovia Raposo Tavares teve origem em parte dos antigos Caminho do Peabiru (pré-cabralino) e Caminho do Sertão (séculos XVI e XVII), do Caminho das Tropas (séculos XVIII e XIX) e na Estrada São Paulo-Paraná (1922-1954).
Recebeu sua denominação atual em 1954, em homenagem a Antônio Raposo Tavares, bandeirante português que percorreu a antiga rota indígena do Peabiru rumo às reduções jesuíticas do Guayrá.
A rodovia desempenha um papel crucial na economia paulista, facilitando o transporte de cargas e passageiros. Além disso, é um dos principais corredores logísticos do estado, conectando-se a diversas outras rodovias importantes.
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Em 29 de outubro de 2008, o governo do Estado concedeu um trecho de 444 km da rodovia à administração do Consórcio Invepar OAS. Atualmente, a rodovia é administrada por diferentes concessionárias ao longo de sua extensão:
Conhecida também por ser a rodovia do amor, a estrada apresenta trechos de pista simples e outros de pista dupla. Entre os km 10 e 30, há três faixas de rolamento em cada sentido.
Em Cotia, a rodovia conta com marginais para acesso aos bairros e à Estrada da Roselândia. Entre Sorocaba e Itapetininga, a pista é toda duplicada, com vias marginais no perímetro urbano de Sorocaba.
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Algumas cidades, como Angatuba, Campina do Monte Alegre e Paranapanema, possuem trechos duplicados com alças de acesso.
Atualmente, os trechos entre Vargem Grande Paulista e São Roque, além de Mairinque e Sorocaba, estão em processo de duplicação.
Parte das obras já foi concluída, como o contorno de Brigadeiro Tobias (km 90 a 87, entregue em 2022) e o trecho no bairro Genebra (km 87 a 84,5, finalizado em novembro de 2023).
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