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Maior ponte de SP mede 3 vezes a altura do prédio mais alto do mundo; conheça

Com 2,4 km de extensão, a estrutura que liga Pongaí a Novo Horizonte passa por duplicação para melhorar o tráfego e a segurança

Joseph Silva

19/03/2025 às 14:43

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Maior ponte de SP está na região do interior

Maior ponte de SP está na região do interior | Reprodução/Youtube/Val Drone Hobby

A Ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona, com 2,4 quilômetros de extensão, é a maior ponte do estado de São Paulo sobre o Rio Tietê. Ela conecta os municípios de Pongaí e Novo Horizonte pela rodovia SP-333, desempenhando um papel crucial no transporte regional.

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RESUMO DA NOTÍCIA:

A Ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona, com 2,4 km, é a maior de São Paulo sobre o Rio Tietê. Ela conecta Pongaí e Novo Horizonte pela rodovia SP-333, sendo vital para o transporte regional.
A Ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona, com 2,4 km, é a maior de São Paulo sobre o Rio Tietê. Ela conecta Pongaí e Novo Horizonte pela rodovia SP-333, sendo vital para o transporte regional.
Inaugurada para integrar o centro-oeste paulista, a ponte é essencial para o escoamento de produtos agrícolas e industriais. Isso fortalece tanto a economia local quanto a estadual.
Inaugurada para integrar o centro-oeste paulista, a ponte é essencial para o escoamento de produtos agrícolas e industriais. Isso fortalece tanto a economia local quanto a estadual.
Para melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança, a ponte está em processo de duplicação. As obras começaram em agosto de 2024 e devem ser concluídas em 2026.
Para melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança, a ponte está em processo de duplicação. As obras começaram em agosto de 2024 e devem ser concluídas em 2026.
O projeto de duplicação envolve um investimento de R$ 350 milhões, sendo executado pela concessionária Entrevias. A nova estrutura promete modernizar a logística da região.
O projeto de duplicação envolve um investimento de R$ 350 milhões, sendo executado pela concessionária Entrevias. A nova estrutura promete modernizar a logística da região.
A duplicação inclui a instalação de 124 estacas de sustentação, chamadas de tubos-camisa, com até 30 metros de altura. Destas, 112 estão localizadas dentro do leito do Rio Tietê.
A duplicação inclui a instalação de 124 estacas de sustentação, chamadas de tubos-camisa, com até 30 metros de altura. Destas, 112 estão localizadas dentro do leito do Rio Tietê.
A instalação das estacas exige o uso de balsas e embarcações para garantir a estabilidade da ponte. Esse processo é essencial para a nova estrutura ser segura e resistente.
A instalação das estacas exige o uso de balsas e embarcações para garantir a estabilidade da ponte. Esse processo é essencial para a nova estrutura ser segura e resistente.
A duplicação é vista com otimismo pelas comunidades locais, pois vai melhorar o transporte de pessoas e mercadorias. A modernização vai impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
A duplicação é vista com otimismo pelas comunidades locais, pois vai melhorar o transporte de pessoas e mercadorias. A modernização vai impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
Com previsão de conclusão em 2026, espera-se que a nova ponte reduza o tempo de viagem e aumente a segurança. O projeto reflete o compromisso com o desenvolvimento sustentável local. (Fotos: Reprodução/Youtube)
Com previsão de conclusão em 2026, espera-se que a nova ponte reduza o tempo de viagem e aumente a segurança. O projeto reflete o compromisso com o desenvolvimento sustentável local. (Fotos: Reprodução/Youtube)

Histórico e importância da ponte

Inaugurada para conectar Pongaí e Novo Horizonte, a ponte sempre foi um elo vital para o centro-oeste paulista.

Sua extensão de 2,4 km não apenas destaca sua grandiosidade, mas também ressalta sua importância estratégica para o escoamento de produtos agrícolas e industriais, fortalecendo a economia local e estadual.

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Para aprimorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança, a ponte está passando por um projeto de duplicação.

As obras, iniciadas em agosto de 2024, contam com um investimento de R$ 350 milhões e têm previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026. A concessionária Entrevias é a responsável pela execução do projeto.

Detalhes técnicos da duplicação

O processo de duplicação envolve a instalação de 124 estacas de sustentação, conhecidas como tubos-camisa, que chegam a 30 metros de altura e são fixadas no leito do rio. Destas, 112 estão localizadas dentro do Rio Tietê e 12 nas cabeceiras da ponte.

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A utilização de balsas e embarcações de apoio é essencial para a instalação dessas fundações, garantindo a estabilidade da nova estrutura.

Impacto regional e expectativas

A duplicação da Ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona é aguardada com entusiasmo pelas comunidades locais. A melhoria na infraestrutura promete facilitar o transporte de pessoas e mercadorias, impulsionando o desenvolvimento econômico da região.

Além disso, espera-se que a nova estrutura reduza o tempo de viagem e aumente a segurança para os motoristas que utilizam a rodovia SP-333.

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Futuro promissor com a nova estrutura

Com a conclusão das obras prevista para 2026, a expectativa é que a ponte duplicada atenda ao crescente volume de tráfego da região.

A modernização da infraestrutura rodoviária reflete o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações locais.

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