Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Embora muitos sejam fabricados no Brasil, a maior parte dos iPhones ainda é exportada | Imagem: IPHONE MAX/Wikimedia Commons
Iphones são celulares que apostam no luxo para justificar o alto preço, e o modelo 16e é vendido por uma faixa de 4 mil reais*. Segundo o site MacMagazine, esses modelos são produzidos no Brasil.
Continua depois da publicidade
O selo “Fabricado no Brasil - Indústria brasileira” consta na caixa do produto, mas o registro Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que alguns exemplares ainda são importados da China e da Índia.
Conheça a cidade de Jundiaí, que fabrica Iphones desde 2011, e que passa agora a fabricar os Iphones 16e. O complexo industrial pode vir a produzir outros produtos da Apple.
Segundo dados do IBGE, Jundiaí possuía 443 116 habitantes em 2022, o que a coloca na 6ª posição entre os municípios mais populosos do interior paulista. A cidade fica apenas a 56 quilômetros da capital.
Continua depois da publicidade
Com uma presença forte da indústria, o PIB de Jundiaí ultrapassa os 40 bilhões de reais, sendo o 18º município mais rico do Brasil. É também uma cidade com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o que a faz a 4ª melhor cidade para se morar no Estado de São Paulo.
A fábrica que passa agora a produzir os novos Iphones é a Foxconn, multinacional chinesa com fábricas em diversos lugares do planeta. As fábricas da Foxconn produz cerca de 40% de todos os produtos eletrônicos de consumo vendidos em todo o mundo, segundo o New York Times.
Além das potentes indústrias, a cidade conta com agradáveis passeios de turismo rural. O Expresso Turístico de Jundiaí usa os mesmos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento do Estado no século XIX para levar história, cultura, arquitetura e meio ambiente para os turistas.
Continua depois da publicidade
Há também rotas de vinho, com 20 vinícolas e adegas diferentes. Também ocorre todos os anos a Festa da Uva, festival dedicado a celebrar a produção histórica da bebida alcóolica na cidade. A festa ocorre desde 1933.
*Preço em 24 de abril de 2024
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade