Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Bem-te-vi é uma das aves mais conhecidas dentre aquelas com capacidade de cantar seus próprios nomes | Prefeitura Municipal de Botucatu / Divulgação
O mundo animal é cheio de fatos impressionantes. Um deles é o fato de que os papagaios não são os únicos animais capazes de falar. Se considerarmos que a pronúncia do próprio nome já caracteriza fala, podemos dizer que outros 9 pássaros também têm o dom da comunicação verbal. Conheça a seguir as aves que cantam os próprios nomes.
Continua depois da publicidade
Os pássaros a seguir tiveram seus nomes inspirados nos sons que emitem. Assim, ficou “fácil” para eles ganharem a fama de que cantam os próprios nomes. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.
Essa espécie canta seu nome em duas notas. Ela é muito presente em grande parte da América do Sul, desde o sul do México até Uruguai, passando pelo Brasil.
Continua depois da publicidade
O biólogo do Terra da Gente, Luciano Lima, explicou em entrevista ao portal g1 que essa ave canta por longos períodos, inclusive à noite. No entanto, não é fácil encontrá-la por meio do som que emite.
Ela possui um ‘assobio persistente, misterioso, difícil de localizar e assustador. O medo gerado pelo seu canto acabou gerando lendas, principalmente àquelas associadas ao Saci-Pererê.
Outra ave que parece ter a capacidade de falar seu nome é o Udu. O canto dele parece com o de uma coruja. De acordo com o site do Instituto de Pesquisas Ecológicas, o seu canto fica mais acelerado quando se comunica com pares.
Continua depois da publicidade
Também conhecido como Udu-de-coroa-azul, ele ocorre nas regiões Norte, Centro oeste, além do Oeste e do Norte do estado de São Paulo.
Outro pássaro cujo nome é uma onomatopeia (quando uma palavra é formada a partir de um som da natureza) é o bem-te-vi. Muito famoso no Brasil por viver praticamente em todo o território do Brasil, essa ave costuma ter a admiração de todos.
O que muitos não sabem é que ele é tão adaptativo que também é encontrado em países como Estados Unidos e Argentina. Ele vive bem em grandes cidades, o que explica porque é tão fácil ouvi-lo pelas manhãs.
Continua depois da publicidade
Segundo o blog da empresa de produtos para animais domésticos, Pets, o bem-te-vi também é versátil na alimentação, embora seja insetívoro e prefira comer insetos.
Essa ave emite um som que se assemelha a “puu-pe-pu-pepe”, o que muitos acham similar à expressão peixe frito. Daí seu nome.
Seu nome mais completo é peixe-frito-pavonino e possui características físicas parecidas com as do Saci, com supercílio, garganta e peito de cor amarelada.
Continua depois da publicidade
De acordo com o site passaro.org, ele canta continuamente, tanto durante o dia, quanto durante a noite.
Se você achou o nome peixe frito engraçado, precisa saber mais sobre o quem-te-vestiu. Segundo o site e-bird.org, seu canto é algo como “tweet tweet-chew”, o que muitos interpretam como “quem-te-vestiu”.
A descrição dele se completa com seu tamanho médio e bico pontiagudo. Além disso, ele possui as costas cinza, barriga marrom, centro da barriga branco e as pontas da cauda branca.
Continua depois da publicidade
Um das principais aves que fazem parte do bioma da caatinga, o tem-farinha-aí detém um dos nomes mais engraçados da fauna brasileira.
Uma das curiosidades é que os machos se diferem das fêmeas. Apesar de ambos serem de cor amarronzada, com manchas pretas nas asas, o macho tem mancha preta na garganta e peito esbranquiçado. Já as fêmeas não têm mancha na garganta e no peito têm algumas estrias pretas.
Assim como o Saci, o amanhã-eu-vou também tem canto assustador, pois prefere cantar à noite. Também é conhecido pelos nomes Bacurau e Curiango, assim como citado na música de mesmo nome, composta por Beduíno em parceria com o grande Luiz Gonzaga.
Continua depois da publicidade
O canto do amanhã-eu-vou pode ser considerado assustador e penetrante, ouvido por horas durante as noites.
Com canto que diz algo como “pow-co-pow", essa rolinha ficou conhecida com nome peculiar. Apesar de não ter relação alguma com fogo, esta ave tem características físicas peculiares.
Isso porque suas penas têm uma listra na ponta, o que faz com que o pássaro tenha um aspecto escamado no geral. De acordo com o E-bird.org, ela é comummente encontrada em áreas abertas, bordas de florestas e áreas urbanas.
Continua depois da publicidade
Quando canta em casal ou em dueto, a saracura-três-potes parece dizer algo como: “três-potes, um coco, três potes, um coco”. Ela costuma cantar ao mesmo tempo, em que sai da toca à procura de alimento.
Por fim, além dessas, há diversas outras aves que cantam os próprios nomes no Brasil e seria impossível citar todas neste texto.
Algumas que não poderíamos deixar de incluir são a Tico-tico, a Acauã e a
Pinhé. Independente do tipo, todas as aves surpreendem pela inteligência e pela beleza de seus cantos.
Continua depois da publicidade
Agora que você conhece as aves cujos nomes são onomatopeias, que tal saber mais sobre os pássaros que nos acordam pela manhã? Leia a matéria na íntegra sobre essa curiosidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade