Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Liceu Salesiano foi a "casa" da série Sandy & Junior por três temporadas | Divulgação
Seja por seus cenários de época, pelo visual de metrópole ou por grandes instituições educacionais, Campinas já serviu de cenários para filmes, novelas e séries.
Continua depois da publicidade
Maior metrópole brasileira fora de uma capital, o município campineiro já foi procurado por produções de diferentes tamanhos para servir de locação de filmagens.
A reportagem da Gazeta lista oito produções que tiveram cenas gravadas na cidade.
Em abril de 1999 estreava na TV Globo o seriado Sandy & Junior, protagonizado pela dupla pop que vivia o auge da fama.
Continua depois da publicidade
Foram quatro temporadas ao ar, com um total de 175 episódios. Na série, Sandy, Junior e seus amigos vivem as mais diversas aventuras e encaram os problemas típicos da adolescência.
Nas três primeiras temporadas, eles são alunos do colégio fictício Centro Educacional Mário de Andrade (Cema). As cenas eram gravadas no colégio Liceu Salesiano, em Campinas, cidade onde os irmãos vivem até hoje.
O filme de 2009, Salve Geral, de Sérgio Rezende traz a história da viúva de classe média Lúcia (Andréia Beltrão) que sonha em tirar seu filho, Rafael, da prisão e acaba se envolvendo com o Comando.
Continua depois da publicidade
A película conta uma história fictícia baseada em fatos reais, nos ataques promovidos pelo PCC na cidade de São Paulo, em 2006.
Campinas e a vizinha Paulínia foram algumas das cidades utilizadas como cenário para as filmagens. No município campineiro teve gravações na Vila Industrial e na avenida Andrade Neves.
O filme biográfico do cantor Renato Russo, líder da banda Legião Urbana, chegou aos cinemas brasileiros em 2013.
Continua depois da publicidade
A obra traz desde a primeira banda do artista, Aborto Elétrico, até a chegada ao sucesso do Legião Urbana. O filme é dirigido por Antonio Carlos da Fontoura e protagonizado por Thiago Mendonça.
As cenas do período em que Renato Russo curso Comunicação Social na Universidade de Brasília (UNB) foram gravadas na Unicamp. Também foram utilizados ambientes internos da universidade campineira, como a Biblioteca Central Cesar Lattes e o Instituto de Artes.
Campinas foi um dos cenários na novela das seis, A Lei do Amor, da TV Globo, de 2016. A trama traz o rico e ambicioso empresário Pedro (Chay Suede/Reynaldo Gianecchini) em seus encontros e desencontros com Helô (Isabelle Drummond/Claudia Abreu), menina simples que luta para sustentar a mãe.
Continua depois da publicidade
Muitos desses encontros foram gravados na praça Carlos Gomes, ainda hoje um dos pontos centrais mais importantes do município.
A TV Globo trouxe em 2019 a sua versão de Éramos Seis, romance clássico da escritora paulista Maria José Dupré e que já havia sido adaptado para a televisão outras cinco vezes.
Estrelada por Glória Pires, a trama conta a luta de uma matriarca para manter sua família unida frente às dificuldades do início do século 20.
Continua depois da publicidade
Ambientada entre as duas Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945), Campinas foi escolhida como cenário, em especial Anhumas, uma das seis estações da Maria Fumaça.
No ano seguinte, Campinas esteve nas telas em mais uma novela da TV Globo: Salve-se Quem Puder.
A novela começa com as protagonistas Luna (Juliana Paiva), Alexia (Deborah Secco) e Kyra (Vitória Strada) viajando para Cancún, no México, onde presenciam um assassinato e entram para o Programa de Proteção à Testemunha.
Continua depois da publicidade
O aeroporto escolhido foi Viracopos, maior e mais movimentado aeroporto do país. Pilotos campineiros participaram das cenas como figurantes.
Várias cenas do filme brasileiro de ação, Tração, de 2023, foram gravadas em Campinas. Ele é dirigido por André Luís.
No filme, um grupo de amigos motociclistas, Ajax (Marcos Pasquim), Max (André Ramiro), Manoel (Maurício Meirelles) e Jessica (Paola Rodrigues), é convidado para uma competição audaciosa realizada pelo egocêntrico DiMello (Nelson Freitas).
Continua depois da publicidade
Entre os locais utilizados pela filmagem estão a avenida Francisco Glicério, o túnel Joá Penteado, avenida José de Sousa Campos (Norte-Sul), a praça Arautos da Paz, no Taquaral, e a Escola de Cadentes, no Jardim Chapadão.
A produção é uma comédia romântica dirigida por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó.
Protagonizado por Fábio Porchat e Sandy, o filme teve cenas gravadas em um bar do bairro Cambuí, em Campinas.
Continua depois da publicidade
Segundo a produção, a gravação na cidade campineira era uma exigência de Sandy, que nasceu e mora em Campinas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade