Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Maior cobra do mundo vive no Brasil. | Imagem: Aliciamorales/Wikimedia Commons
Na novela Pantanal, sucesso absoluto de audiência, o personagem Tenório foi morto e arrastado para o rio por uma sucuri. As sucuris são um gênero de cobras semi aquáticas, e a verde é a maior cobra do mundo, podendo atingir os sete metros de comprimento.
Continua depois da publicidade
Essa espécie vive nas áreas alagadas da América do Sul, onde preda desde capivaras até jacarés. Mas essa espécie pode mesmo se alimentar de humanos?
Segundo o pesquisador Vidal Haddad Junior, da Unesp, não há registros oficiais de sucuris predando seres humanos. Embora a cobra possa pesar 200 quilos e expandir seu diâmetro em até três vezes para engolir uma presa, os humanos não são alvos comuns.
O profissional explica que há histórias sobre sucuris atacando homens, “mas nada que foi comprovado. A sucuri de forma geral evita se aproximar do ser humano, que não é uma presa natural do animal”, completa.
Continua depois da publicidade
A Sucuri não é uma cobra peçonhenta, ou seja, não tem veneno, embora tenha uma mordida muito forte. O método de ataque do animal é por constrição, enrolando-se sobre a presa até que o fluxo sanguíneo dela seja interrompido.
A cobra píton-reticulada, que habita a Indonésia, também mata por constrição. A diferença é que essa espécie é conhecida por engolir humanos, principalmente crianças.
Depois da emboscada e de interromper o fluxo sanguíneo da pobre vítima, a píton consegue engolir animais muito maiores que ela, graças aos ligamentos flexíveis de sua mandíbula. Isso inclui adultos humanos.
Continua depois da publicidade
Em 2017 o governo da Indonésia divulgou o vídeo de um homem, Akbar Salubiro, sendo retirado inteiro da barriga de uma píton, de 25 anos. Essas cobras não mastigam a comida: engolem a vítima inteira e depois a digerem por até 6 dias.
As pítons seguem crescendo durante sua vida e predando vítimas cada vez maiores, mas às vezes superestimam o próprio tamanho. Casos de cobras constritoras que estouram a tentar comer crocodilos já foram registrados na Flórida.
Que medo!
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade