Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O formato da bota está localizada nas dependências da Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande. | Divulgação/Facebook
Entre os países do mundo, a Itália é amplamente conhecida por seu formato característico de uma bota. Mas o que poucos sabem é que, no litoral de São Paulo, existe uma cidade que também se destaca por uma curiosa semelhança geográfica: a Praia Grande.
Continua depois da publicidade
O desenho peculiar da cidade chama a atenção e demonstra como a natureza pode criar formas impressionantes e cheias de significado.
Nesta reportagem, exploramos o que há naquela área e apresentamos um pouco mais sobre os encantos e características de Praia Grande, uma cidade que surpreende tanto pelo seu contorno único quanto por sua rica história e beleza natural.
O formato da bota está localizada nas dependências da Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande. A obra de arte feita pela própria natureza pode ser vista de cima, seja por imagens aéreas ou de satélite.
Continua depois da publicidade
A formação geográfica, que pode ser visualizada pelo Google Maps, é uma área de Mata Atlântica preservada.
Por estar situada dentro da Fortaleza de Itaipu, um espaço militar sob responsabilidade do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe) do Exército Brasileiro, o acesso ao local é restrito.
Continua depois da publicidade
No entanto, ocasionalmente, passeios monitorados pelos militares permitem que visitantes conheçam a região.
Com uma área de 2,4 milhões de metros quadrados, a Fortaleza de Itaipu faz parte do Parque Estadual Xixová-Japuí, um importante reduto de biodiversidade.
A vegetação nativa abriga espécies como orquídeas e bromélias, enquanto a fauna é composta por borboletas, saruês e lagartos, tornando o local um verdadeiro refúgio natural.
Continua depois da publicidade
A Fortaleza de Itaipu, cuja entrada fica no bairro Canto do Forte, começou a ser construída em 1902 e é composta por três fortes: Jurubatuba, Rego Barros e Duque de Caxias.
Além de sua importância histórica e estratégica, o espaço se destaca como um ponto de interesse turístico e ambiental, unindo curiosidades geográficas, beleza natural e um rico patrimônio cultural.
Localizada a 75 km de São Paulo, a cidade de Praia Grande é um dos destinos mais populares da Baixada Santista, atraindo milhões de turistas anualmente.
Continua depois da publicidade
Com 22 km de praias divididas em trechos com diferentes características, a cidade oferece opções que agradam desde famílias, no Canto do Forte, até surfistas e aventureiros em áreas como Tupi e Maracanã.
Além das praias, Praia Grande conta com atrações culturais e de lazer, como a Praça da Paz, o Palácio das Artes e o Parque da Cidade. Feiras de artesanato espalhadas pelos bairros também enriquecem a experiência dos visitantes.
De fácil acesso pela Rodovia dos Imigrantes ou por ônibus a partir de São Paulo, a cidade oferece diversas opções de hospedagem. O verão é a alta temporada, mas períodos alternativos garantem tranquilidade e preços mais baixos.
Continua depois da publicidade
Combinando belezas naturais, infraestrutura moderna e um ambiente acolhedor, Praia Grande é um destino completo no litoral paulista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade