Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com uma taxa de 3,5 assassinatos para cada 100 mil habitantes, Indaiatuba não apenas lidera a classificação nacional, mas também ocupa a 1ª posição na RMC e a 4ª no Estado de São Paulo. | Divulgacao / PMI
Matérias que a Gazeta preparou como bairros mais seguros, cidades perfeitas para se morar e entre outras foram destaques aqui do nosso site. Hoje, vamos falar da cidade mais segura do Brasil cujos baixos índices de criminalidade são superiores àqueles observados no Canadá. Você sabe qual é? Se não sabe, confira nesta matéria com mais detalhes a seguir.
Continua depois da publicidade
Localizada na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o município de Indaiatuba foi reconhecido como o mais seguro do Brasil entre as cidades com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, segundo o ranking 2023 da MySide.
Com uma taxa de 3,5 assassinatos para cada 100 mil habitantes, Indaiatuba não apenas lidera a classificação nacional (entre 200 mil e 500 mil habitantes), mas também ocupa a 5ª posição no Estado de São Paulo na análise que desconsidera número de habitantes nos municípios.
Os dados utilizados para esta avaliação foram coletados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
O ranking se baseia principalmente no número de homicídios, o que oferece uma visão clara da segurança pública na cidade.
Além disso, em 2021, a cidade obteve índice de homicídios de 2,3 para cada 100 mil habitantes, de acordo com o Atlas da Violência do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas). Esse índice é melhor do que aquele observado em cidades canadenses.
No Canadá, a cidade de Regina, tive, em 2021, índice de homicídio de 5,67. As cidades de Thunder Bay e Winnipeg tiveram taxas de 5,63 e 5,39, respectivamente, segundo o site Statican.
Continua depois da publicidade
Uma das razões que explicam a segurança da cidade é a atuação da Guarda Civil Municipal em toda a cidade. Na época em que o município foi reconhecido como o menos violenta do País, o ex-prefeito Nilson Gaspar (MDB) expressou sua satisfação, ressaltando a importância do trabalho da GCM.
“Este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. O investimento em tecnologia e a valorização do nosso corpo de segurança são fundamentais para a proteção dos nossos cidadãos”
O então secretário de Segurança Pública, Sandro Bezerra Lima, complementou, destacando que a continuidade de gestões comprometidas eram cruciais para os bons resultados.
Continua depois da publicidade
Ele enfatizou a combinação de tecnologia, treinamento de qualidade para os guardas e uma integração eficaz entre diferentes forças de segurança como elementos-chave para a redução da criminalidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade