Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Município fica em região rica e fundamental para o agro paulista | Dione Amista (Dione do Drone)/Alesp
O estado de São Paulo é o maior produtor brasileiro de amendoim, responsável por 90% da safra da leguminosa em solo nacional. Mas, um município, no interior, se destaca mais do que os demais.
Continua depois da publicidade
Em uma região que já foi rica em café, depois em cana-de-açúcar, essa planta foi aos poucos conquistando espaço e importância econômica.
De tão importante para a sua economia, a cidade passou a ser a Capital do Amendoim, e de forma oficial, uma vez que o título foi reconhecido pela Assembleia Legislativa (Alesp) do estado.
É Jaboticabal, na região de Ribeirão Preto, a 345km da Capital, também conhecida como cidade das rosas. Sim, o nome do município homenageia outra planta, mas essa história é mais antiga.
Continua depois da publicidade
A origem vem de um bosque de jabuticabeiras nativas existente no primeiro perímetro demarcado do município. É uma palavra de origem tupi, que significa "fruto de que se alimenta o jabuti" ou "frutas em botão".
Mas se as jabuticabeiras embelezam o município, é o amendoim que leva o nome da cidade para fora. Quando ganhou o título, de cada quatro toneladas do produto que o Brasil exporta, uma era produzida em Jaboticabal.
De acordo com os números de 2024, as regiões de Marília e Presidente Prudente ultrapassaram por pouco a cidade na produção de amendoim, mas a briga é acirrada, e tem ainda Tupã. Os quatro municípios, juntos, correspondem a 46,8% da produção paulista.
Continua depois da publicidade
É uma das principais riquezas da região, que é considerada a Capital do agro paulista, tendo PIB maior do que 8 estados brasileiros.
A produção de amendoim em Jaboticabal foi passando de pai para filho. Entre o final da década de 1970 e início dos anos 1980, a Cooperativa Agroindustrial (Coplana) – entidade formada por produtores locais – recebia seus primeiros sacos de amendoim em um barracão do município.
"A atividade demandava muita mão de obra, onde o pé de amendoim era arrancado do solo à mão e virado para que o sol secasse as vagens. A colheita era realizada por pequenos produtores rurais", contou Lucas Ramos Neto, então secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Jaboticabal, ao site da Alesp, em 2023.
Continua depois da publicidade
Para marcar sua ligação com o importante produto, Jaboticabal promove anualmente a "Feira Nacional do Amendoim", que mistura encontro técnico-científico, feira de negócios, shows musicais e gastronomia à base de amendoim.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade