Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ter cicatriz é algo que incomoda algumas pessoas | Freepik
Uma queixa frequente nos consultórios médicos, principalmente nos dermatológicos, são pessoas querendo melhorar o aspecto de suas cicatrizes, sejam elas marcas de um procedimento cirúrgico ou mesmo uma sequela de um processo inflamatório, como exemplo mais comum as cicatrizes deixadas por crises de acne severas ou mal cuidadas.
Continua depois da publicidade
Segundo o dermatologista José Roberto Fraga Filho, diretor clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, atualmente há um arsenal enorme de produtos e procedimentos que visam deixar as cicatrizes melhores, porém vários cuidados simples são primordiais para um resultado positivo.
Veja abaixo mais detalhes da cicatriz e como lidar com elas.
A cicatriz é o fechamento de uma lesão na pele provocada por um acidente ou cirurgia. Quando acontece a ruptura da derme, o colágeno vai sendo remodelado de maneira que a lesão seja fechada até que haja a regeneração das células no local ferido, trazendo à tona a cicatriz.
Continua depois da publicidade
Qualquer ferimento externo na pele, dependendo da profundidade, pode resultar em uma cicatriz. Ela é considerada uma parte fundamental da recuperação de alguma lesão. Ela varia conforme a sutura cutânea do organismo e é classificada em:
Quando o local da lesão fica igual ao estado anterior à lesão;
Quando ocorre a perda do tecido ou ocorre a sutura cutânea inadequada;
Continua depois da publicidade
Quando a organização do colágeno fica desarmonioso;
Quando são localizadas nas articulações limitando suas funções.
Conforme explicação do dermatologista, a cicatriz pode ser mais aparente ou menos aparente, e isso vai depender dos cuidados que você dará ao ferimento para evitar que deixe uma cicatriz inestética, como:
Continua depois da publicidade
“A cicatriz profunda é um grande desafio, pois as chances de infecção são maiores e, portanto, a chance de uma cicatriz inestética é maior, visto isso os cuidados acima são primordiais, porem nesses casos há a necessidade de um acompanhamento médico, pois algumas estratégias como uso de curativos específicos, cremes e antibióticos podem ser necessários”, destacou Fraga.
Para tratamento estético das cicatrizes, o José Roberto Fraga Filho destacou que há diversas opções de procedimentos, desde os mais simples como o uso de placas de silicone fazendo pressão a uso de ácidos específicos domiciliarmente.
Já nos consultórios médicos é possível fazer peelings, infiltração de corticoides (em cicatrizes hipertróficas e queloides), microagulhamento e lasers como os, CO2 fracionado, Erbium e Nd Yag, sendo estes o que conseguem melhores resultados.
Continua depois da publicidade
Por fim, com ou sem cicatriz, é importante manter sempre uma rotina frequente de consulta com um profissional dermatologista para garantir a saúde da pele em dia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade