A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 06 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Conheça a casa Mazzaropi: cenário de filme do humorista, na região do Guarujá

Descubra a história e os detalhes arquitetônicos da icônica Casa de Pedra, um marco no litoral paulista

Raphael Miras

03/01/2025 às 15:33

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A casa foi cenário de filmes como "O Puritano da Rua Augusta" de Mazzaropi, em 1965. 

A casa foi cenário de filmes como "O Puritano da Rua Augusta" de Mazzaropi, em 1965.  | Wikimedia Commons

A Bíblia possui uma passagem que diz que "o homem prudente edica a sua casa sobre a rocha”. Henrique Cristofani, mais conhecido pelo apelido Verona, levou esse conselho ao pé da letra. Ele construiu uma das casas mais famosas do Guarujá: a Casa das Pedras, popularmente conhecida como Casa Mazzaropi.

Continua depois da publicidade

Neste versículo, Jesus ensina que casas edificadas sobre rochas são resistentes ao tempo. De fato, a Casa das Pedras está intacta há mais de 70 anos.

Uma das principais curiosidades sobre a casa é que sua fachada serviu de cenário para a gravação de um dos filmes do humorista Mazzaropi, o longa "O puritano na praia". Confira a história dela e fatos curiosos que a Gazeta separou para você.

A história da Casa das Pedras

Localizado entre as praias das Astúrias e das Pitangueiras, no Guarujá, a Casa das Pedras foi construída em 1952. 

Continua depois da publicidade

O projeto foi encomendado pelo mesmo idealizador do Edifício Sobre as Ondas, Roberto Braga, e foi justamente construído ao lado desse edifício, que foi considerado um dos primeiros exemplos da arquitetura moderna vertical, na década de 40.

Atualmente, a estrutura é um patrimônio cultural tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), sob o processo de nº 63106/10.

A arquitetura da Casa das Pedras

Construída com elementos geométricos, ferro, vidro e lajes planas, a casa apresenta uma estrutura robusta e inovadora, que resistiu à maresia e ao tempo com impressionante integridade. 

Continua depois da publicidade

Suas paredes internas são revestidas por rochas, criando um visual único que inclui até uma banheira esculpida no mesmo material. 

Além de ser um marco arquitetônico, a casa foi cenário de filmes, como "O Puritano da Rua Augusta" de Mazzaropi, em 1965, com cenas filmadas em frente à edificação.

Visível durante passeios pela orla, ela reflete a harmonia entre arquitetura moderna e natureza, oferecendo uma visão fascinante do passado e da criatividade construtiva brasileira.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados