Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Gaviões da Fiel, uma das escolas relacionadas a um dos grandes de São Paulo, durante desfile no Anhembi | Claudio Lira/LIESSP
As escolas de samba do Carnaval de SP levam consigo uma legião de torcedores fiéis à agremiação. No futebol não é diferente: as torcidas lotam estádios e empurram seus times rumo à vitória.
Continua depois da publicidade
Mas, e quando as duas paixões se juntam? Pois bem. Considerando as três primeiras divisões do carnaval paulistano (Grupo Especial e grupos de acesso 1 e 2) em 2025, seis escolas são relacionadas com torcidas organizadas dos clubes grandes do Estado: duas do São Paulo, duas do Corinthians, uma do Palmeiras e uma do Santos.
Veja abaixo mais informações sobre as agremiações que, além de escolas de samba, levam o nome de organizadas de clubes de São Paulo.
Começando em ordem alfabética, a lista abre com o Corinthians, que tem uma tradicional escola de samba que leva o mesmo nome de sua principal torcida organizada no futebol: Gaviões da Fiel, além disso, conta com outra escola em uma divisão inferior.
Continua depois da publicidade
A Gaviões foi criada em 1969 e se transformou em escola no ano de 1989. Entre as escolas de samba de clubes de futebol, é a maior campeã e de maior longevidade de sucesso na elite paulistana. Bom Retiro, na zona oeste de São Paulo é o local de sede da torcida.
São quatro títulos da elite e muita história marcada no Carnaval. Os títulos foram nos anos de 1995, 1999, 2002 e 2003.
Na Praça Santo Eduardo, localizada na Vila Maria, a torcida organizada do Corinthians Camisa 12 costumava reunir milhares de pessoas para curtir a bateria e pagode em todos os sábados nos anos de 1984 a 1986.
Continua depois da publicidade
Em 1984, surgiu o Bloco Carnavalesco Camisa 12 e 12 anos depois, no dia 12 de janeiro de 1996, foi fundada a Escola de Samba Camisa 12. A sede é no Belenzinho, na zona leste da Capital. Atualmente está no Grupo de Acesso II.
O Verdão possui uma escola de samba com relação à sua principal torcida organizada: a agremiação Mancha Verde, um dos destaques no Grupo Especial.
O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mancha Verde é uma escola de samba da cidade de São Paulo que começou como bloco carnavalesco em 1995. Em 2000 se transformou em Escola de Samba oficialmente.
Continua depois da publicidade
Campeã em 2019 e em 2022 e vice em 2023, a escola acompanha o bom momento vivido pelo clube, levando a festa também para o Anhembi. A escola fica na zona oeste, no bairro da Barra Funda.
Tentando repetir o feito do clube de futebol em 2024, a Torcida Jovem, que representa o Peixe, busca subir do no Grupo de Acesso II ao I em 2025.
A Torcida Jovem do Santos, também chamada de "Recreativo Esportivo Cultural Escola de Samba Torcida Jovem Santista", é uma torcida organizada do Santos Futebol Clube, fundada em 26 de setembro de 1969 que se transformou também em uma escola de samba, em 2003.
Continua depois da publicidade
Possui uma sede social localizada na cidade de São Paulo, no Jardim Aricanduva, na zona leste.
Fechando a lista, o São Paulo Futebol Clube tem duas escolas que representam duas das suas torcidas organizadas: Dragões da Real e Independente Tricolor, respectivamente.
A Dragões da Real foi fundada em 17 de março de 2000 por alguns associados da torcida do São Paulo que já frequentavam outras escolas de samba.
Continua depois da publicidade
A ideia de fundar uma nova escola foi com o objetivo de proporcionar maior integração e cultura aos associado. A agremiação tem sede na Vila Anastacio, subprefeitura da Lapa, na zona oeste de São Paulo.
Com três vice-campeonatos da elite de São Paulo, a escola busca, enfim, o título inédito.
A escola surgiu como bloco e para desfilar como escola no ano de 2000. Porém, com uma briga contra a Mancha Verde (Palmeiras) e Pavilhão 9 (Corinthians) a escola foi expulsa em 2003.
Continua depois da publicidade
Em 2009, incorporou a escola Malungos e em 2011 voltou a ser a Independente Tricolor. A escola fica na Vila Guilherme, zona norte da Capital. Atualmente está no Grupo de Acesso I, após rebaixamento da elite em 2024.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade