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Somente caixa preta pode revelar o que realmente aconteceu na queda do avião da Voepass, diz especialista | Arquivo pessoal
A caixa-preta do avião ATR-72 da Voepass, que caiu em Vinhedo, em agosto de 2024, registrou os últimos momentos da tripulação. O copiloto mencionou a necessidade de "dar potência" à aeronave antes do impacto.
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O acidente resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo, incluindo quatro tripulantes. As investigações apontam que a aeronave perdeu altitude de forma abrupta antes da queda.
O gravador de voz captou diálogos da tripulação e os ruídos da cabine. Segundo o Cenipa, não foram identificados sinais de pane elétrica, incêndio ou falha estrutural. Os especialistas destacam que o áudio, isoladamente, não permite determinar a causa do acidente.
De acordo com os investigadores, a análise inicial da gravação sugere que a aeronave entrou em um estado de perda de sustentação, conhecido como estol, mas outras hipóteses seguem em apuração.
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EXCLUSIVO| #JN tem acesso a informações do gravador de voz do avião da Voepass. Investigadores ouvidos pela Globo dizem que análise preliminar do material indica que avião perdeu altitude repentinamente, e que só a análise do áudio não identifica causa aparente para queda pic.twitter.com/waBOOA5RIt
— Jornal Nacional (@jornalnacional) August 15, 2024
Ao perceber a perda repentina de altitude, o copiloto questionou o que estava acontecendo e sugeriu "dar potência" ao motor. Apesar das tentativas de estabilizar a aeronave, a queda aconteceu rapidamente.
Cerca de um minuto se passou entre o alerta inicial da tripulação e o impacto contra o solo. O gravador de voz registrou gritos antes do estrondo final.
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As investigações seguem em andamento, com apoio de especialistas internacionais. A análise completa da caixa-preta e outros registros será essencial para esclarecer as causas do acidente.
Uma das suspeitas é que a formação de gelo pode ter comprometido a estabilidade do ATR 72-500. Esse fenômeno poderia ter levado a uma perda repentina de controle da aeronave.
Contudo, os investigadores afirmam que o gelo, por si só, não é suficiente para explicar o acidente. Outros fatores, como condições climáticas e reações da tripulação, serão analisados para entender o que ocorreu.
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Engenheiros da ATR e da Pratt&Whitney, fabricantes do avião e do motor, auxiliam as apurações. A cooperação internacional é essencial para a precisão da investigação.
Além disso, órgãos de aviação da França e do Canadá estão colaborando na análise dos dados. Esse tipo de parceria é comum em acidentes aéreos para garantir uma investigação mais detalhada.
Ainda não há uma causa definitiva para a tragédia. O relatório preliminar será divulgado em breve, trazendo mais detalhes sobre os fatores que levaram à queda do avião da Voepass.
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As famílias das vítimas aguardam respostas, enquanto os especialistas continuam analisando cada detalhe do voo. A aviação segue aprendendo com acidentes como esse para evitar novas tragédias no futuro
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