A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 25 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Bluesky: o que é e por que o site está em alta

Após suspensão do X, plataforma é nova febre entre brasileiros; entenda o que é e como criar uma conta no Bluesky

Natália Brito

04/09/2024 às 15:33  atualizado em 04/09/2024 às 15:50

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Bluesky

Bluesky | Divulgação

Após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender o X (antigo Twitter) na última sexta-feira (30/8), os brasileiros estão migrando para a plataforma Bluesky. Mas o que é o Bluesky e por que ele está em alta?

Continua depois da publicidade

A rede social foi fundada com o apoio do ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, com o objetivo principal de oferecer uma rede social que seja menos centralizada. Atualmente, a CEO da rede é Jay Graber, de 33 anos.

Com isso, os usuários têm mais controle sobre seus dados e como eles interagem na plataforma, além da similaridade com o queridinho dos brasileiros que é o antigo Twitter.

A plataforma não salva dados de localização dos usuários, mas estima que cerca de 2 milhões de brasileiros já criaram contas na rede social após a suspensão do X.

Continua depois da publicidade

Veja como criar uma conta no Bluesky: 

  1. Baixas o aplicativo que está disponível para iOS e Android. Vá à Apple Store ou Google Play e faça o download do aplicativo "Bluesky".
     
  2. Após o download, abra o aplicativo no seu dispositivo.
     
  3. Preencha as informações básicas necessárias, como e-mail, data de nascimento e crie uma senha para proteger sua conta.
     
  4. Criar um nome de usuário exclusivo. Esse nome será como as pessoas encontrarão você na plataforma, semelhante a um "@" no Twitter.
     
  5. Após criar a conta, você pode personalizar seu perfil adicionando uma foto de perfil, biografia e outras informações pessoais.

Com a conta criada, você já pode começar a explorar a plataforma, seguir outras pessoas, publicar atualizações e interagir com outros usuários do Bluesky.

Suspensão do X

Ainda não há previsão da volta do funcionamento do X, que permanece bloqueado. A suspensão aconteceu após o ministro Alexandre Moraes exigir que Elon Musk, dono do X, indicasse um representante legal no Brasil para a empresa no prazo de 24 horas.

Musk não cumpriu a ordem de Moraes e ressaltou que enfrentaria o bloqueio. O ministro exigiu, além da suspensão, o pagamento de multas de até R$ 18 milhões por descumprimento de ordens judiciais anteriores.

Continua depois da publicidade

Conheça a CEO do Bluesky

Lantian "Jay" Graber, 33 anos, nasceu em Tulsa, Oklahoma, e se formou em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade da Pensilvânia em 2013.

A atual CEO da rede social que conquistou os brasileiros, iniciou sua carreira na ONG Free Press em 2014 e, entre 2015 e 2018, trabalhou como engenheira de software em empresas de criptomoedas. Em 2019, fundou a rede social Happening.

Em 2021, Jack Dorsey, cofundador do Bluesky e ex-CEO do Twitter, a escolheu para ser CEO da nova rede social que tem ganhado destaque após a suspensão do X.

Continua depois da publicidade

Graber escreveu uma mensagem no Bluesky direcionada aos brasileiros que chegaram recentemente na rede social: "Bem-vindo, faremos o nosso melhor para fazer do Bluesky um bom lugar para você!"

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados