A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Umbandista revela banho de ervas para renovar as energias no ano novo

Em entrevista à Gazeta, Rodrigo Volponi ensina como deixar as energias ruins do ano antigo para trás

Joseph Silva

17/12/2024 às 16:18  atualizado em 18/12/2024 às 13:51

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Banhos de ervas ajudam a deixar coisas ruins do ano velho para trás

Banhos de ervas ajudam a deixar coisas ruins do ano velho para trás | Pexels

Tomar um banho de ervas é uma prática tradicional em diversas religiões e filosofias, umbanda, candomblé, wicca e em outras religiões ligadas à natureza. Rodrigo Volponi, umbandista, escritor e professor de desenvolvimento mediúnico no Templo de Umbanda Ogum Beira Mar, explica como tomar banho de ervas da forma correta para limpar energias ruins.

Continua depois da publicidade

O estudioso afirma que esse ritual não apenas ajuda na purificação o corpo, mas também eleva o padrão vibratório. "O banho de ervas é um ato de transformação. Ele utiliza os elementos da natureza para renovar sua energia e proporcionar bem-estar", diz Volponi.

Abaixo, confira um guia completo com o passo a passo para tomar um banho de ervas, incluindo cuidados importantes.

Escolha das ervas certas

Cada erva possui uma propriedade energética específica. Algumas têm efeitos calmantes, enquanto outras atraem prosperidade ou protegem contra energias negativas. Segundo Rodrigo Volponi, é importante conhecer a função de cada erva antes de usá-la. 

Continua depois da publicidade

  • Alecrim: erva indicada para trazer alegria para vida. Também é muito utilizada para aumentar o poder de concentração devido ao seu poder de ativar a memória. Grande erva de proteção e banimento utilizada como amuletos e em rituais de benzimentos.
  • Arruda: os galhos de arruda já baniram muitas energias prejudiciais, por ser uma erva quente ela limpa o corpo astral e os ambientes, além de ser uma das principais ervas usadas em benzimentos pelo seu poder purificador.
  • Manjericão: uma das ervas mais utilizadas em todos os preparos, seja para equilibrar e regenerar a energia, seja para conectar a vibrações de outras ervas em preparos como amacis, banhos e chás. Existem diversos tipos de manjericão, como por exemplo o Manjericão Graúdo, Miúdo e o Roxo.
  • Ações terapêuticas: digestão, antiparasitária, antibacteriano e sedativo
  • Folhas de louro: já fazem parte do nosso inconsciente coletivo como uma erva relacionada à vitória. Os atletas de Atenas recebiam uma coroa de louros como símbolo de glória. Indicada para trazer prosperidade, boa fortuna e proteção
  • Canela em Pau: quem nunca soprou canela em casa não sabe o que é direcionar a prosperidade para o lar. Uma das ervas mais associadas ao poder atrator, tanto masculino como feminino. A canela tem o poder de aumentar a auto estima e dar coragem para resolver problemas, além de ser uma erva de poder atrator.
  • Camomila: Ela tem o poder de limpar e harmonizar, por meio de banhos e nas defumações de ambientes. Recomendada também nos casos de insônia. Utilizada em magias de amor, equilíbrio emocional e prosperidade.

Volponi também alerta: “Sempre tenha cuidado ao escolher as ervas. Algumas podem causar alergia ou reações adversas, como as abortivas. Conhecimento é fundamental”.

Como preparar o banho de ervas

  1. Escolha as ervas: Opte por ervas frescas, se possível, para potencializar a energia. 
  2. Macere as ervas: Coloque um punhado (equivalente à medida do seu punho fechado) em uma tigela com água. Macere bem as folhas com as mãos até ficar um caldo verde mentalizando intenções positivas. Volponi sugere: “Encare esse momento como um ritual. Transmita a energia do seu pedido”. 
  3. Reserve e depois coe: Deixe-as descansarem por uns 5 minutos, coe com uma peneira o líquido para retirar os resíduos.
  4. Hora do banho: Tome seu banho higiênico primeiro. Depois, despeje o banho de ervas do pescoço para baixo, metade na parte da frente, metade na parte de trás do seu corpo.
  5. “Despeje o líquido com calma, mentalizando seu objetivo: seja prosperidade, proteção ou purificação”, orienta o especialista.
     

Melhores momentos para tomar o banho

Os melhores dias e horários podem variar de acordo com a intenção do banho:

  • Banhos que contenham ervas de limpeza ou equilíbrio são recomendados para a noite.
  • Banhos que contenham ervas energéticas são recomendados para o dia.

Cuidados importantes

  • Nunca use ervas desconhecidas sem antes pesquisar.
  • Mulheres grávidas devem evitar ervas que podem ser abortivas, como a arruda.
  • Caso haja alguma alergia, interrompa o uso imediatamente.

Banho simples de prosperidade

Para quem busca um ritual simples de prosperidade, Rodrigo Volponi ensina:

Continua depois da publicidade

Ingredientes:

  • 1 punhado de Manjericão
  • 1 punhado de Alecrim
  • 1 punhado de Prosperidade
  • 1 punhado de Canela em Pau
  • 1 punhado de Camomila
  • 7 folhas de louro
  • 2 litros de água filtrada
     

Modo de preparo:

  1. Macere as ervas na água filtrada em uma bacia ou panela, mentalizando abundância e boas oportunidades. Acrescente um pouco de água quente e mantenha tampado para extrair mais da energia das folhas.
  2. Após uns 5 minutos coe o líquido e jogue do pescoço para baixo após o banho normal.
  3. Vista uma peça de roupa de tom amarelo e agradeça pelas energias recebidas e pelas bençãos que ainda estão por vir.

Finalizando o ritual

Após o banho de ervas, Rodrigo sugere um momento de silêncio e meditação de pelo menos 3 minutos.

Continua depois da publicidade

“Conecte-se com a divindade que você mais tem proximidade, seja seu Anjo da Guarda, Guia, Santo ou Orixá, agradeça e ele e imagine o seu corpo físico brilhando e absorvendo toda a energia deste banho", explica.

"Mentalize seu principal objetivo e faça uma oração de coração agradecendo por todas as bençãos que já recebeu e por aquelas que ainda estão por vir.”, conclui.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados