A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 17 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Banha de porco x óleo e soja: qual é melhor para pessoas com colesterol alto?

Entenda qual das gorduras é a mais saudável para o seu dia a dia

Fellipe Gualberto

16/01/2025 às 16:04  atualizado em 17/01/2025 às 10:52

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Descubra qual é a melhor gordura para o seu dia a dia

Descubra qual é a melhor gordura para o seu dia a dia | Reprodução/Youtube

Muitas pessoas têm dúvida sobre qual é a melhor gordura para usar no seu dia a dia: banha de porco ou óleo de soja. Os dois óleos, um de origem animal e outro vegetal, apresentam diferenças na sua composição que se manifestam uma vez que a gordura é aquecida.

Continua depois da publicidade

Confira mais informações sobre o assunto e descubra qual é a forma mais saudável de preparar as suas refeições diárias.

Banha de porco x óleo de soja

A principal diferença entre a banha de porco e o óleo de soja está no fato de um deles ser composto predominantemente por gorduras saturadas e outro por gorduras insaturadas.

"As gorduras saturadas têm aspecto sólido em temperatura ambiente. O consumo excessivo pode contribuir com o aumento dos níveis sanguíneos de colesterol ruim", explica Daniele Zaninelli, médica endocrinologista.

Continua depois da publicidade

Esse tipo de gordura é encontrado em alimentos de origem animal, como a banha de porco.

O óleo de soja, por outro lado, se caracteriza como uma gordura insaturada. Estas "tendem a serem líquidas em temperatura ambiente. São encontradas principalmente em peixes, sementes e castanhas", completa Daniele.

A nutricionista Thaís Barca defende que o óleo de soja é mais recomendado para quem tem colesterol alto, porque "é mais rico em ácidos graxos, que ajudam a controlar o colesterol ruim e evitar o depósito de gordura nas artérias".

Continua depois da publicidade

A gordura saturada, presente na banha de porco, se consumida em excesso tem potencial de elevar os níveis de colesterol ruim, aumentando o risco de doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral.

"Estudos já comprovaram que a substituição das calorias provenientes de gorduras saturadas por insaturadas diminui o risco cardiovascular. Então óleos mais ricos em gorduras insaturadas (como o óleo de soja) podem trazer mais benefícios à saúde, desde que consumidos com moderação", explica a médica.

No entanto, o óleo de soja e as gorduras insaturadas não apresentam apenas benefícios. Esse tipo de gordura pode causar danos à saúde quando aquecidos a mais de 180º, já que seus componentes se tornam tóxicos ao organismo depois de serem expostos a essa temperatura.

Continua depois da publicidade

A banha de porco e os óleos que possuem gorduras saturadas, por outro lado, não alteraram a sua composição ao serem expostos a altas temperaturas. Por isso, podem ser a melhor opção para fritar carnes e outros alimentos.

Por fim, "seja óleo de soja ou banha de porco, é sempre importante ter equilíbrio e moderação no consumo. Qualquer elemento em excesso vai trazer maleficio", defende Thaís.

Saiba também se é mais vantajoso cozinhar com azeite ou com óleo de soja.

Continua depois da publicidade

Aumento de peso e gordura

Um estudo publicado por Polyana Pastorelo Niehues e Sonia Bordi, acadêmicas do Curso de Nutrição da Faculdade União das Américas, analisou as ações da banha e do óleo de soja nas dosagens de colesterol sérico no organismo humano.

A pesquisa apontou que o óleo de soja aumentou mais a porcentagem de gordura e o peso corporal quando comparado com as pessoas que consumiram banha. Vale lembrar que, o aumento de gordura e peso geram risco de doenças cardiovasculares.

Por que os brasileiros abandonaram a banha de porco?

A banha de porco era amplamente utilizada nas cozinhas brasileiras, seja para conservar alimentos ou para fritar refeições. No entanto, com o passar do tempo, pesquisas apontaram para os riscos à saúde dessa gordura.

Continua depois da publicidade

"Considerando que a banha de porco é mais rica em gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol ruim, que gera risco de doenças cardiovasculares, a banha de porco não é recomendada para quem tem colesterol alto", defende Thaís.

No entanto, ainda é necessário ressaltar que o consumo excessivo de qualquer tipo de gordura pode ser nocivo para os seres humanos.

Por isso, o mais indicado para a saúde é diminuir o consumo de alimentos fritos e intercalar o consumo de comidas feitas em outros modos de preparo. Por exemplo: cozidas, assadas ou grelhadas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados