Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Especialistas falam sobre vantagens desta gordura | Reprodução/Vix
Uma pesquisa realizada pela Faculdade União das Américas, do Paraná, revelou que a banha de porco pode ser uma opção saudável em relação ao óleo de soja para o preparo de alimentos.
Continua depois da publicidade
No estudo, as pesquisadoras Sonia Bordin e Polyana Niehues fizeram a medição dos índices de colesterol sérico de duas pessoas, uma que consumiu óleo de soja e outra que consumiu banha de porco.
Segundo publicado pelo portal "Terra", os resultados mostram que a banha venceu o óleo de soja, propiciando ao voluntário resultados mais saudáveis. As descobertas são surpreendentes.
"Com o uso do óleo de soja na preparação notaram-se alterações significativas nas frações de colesterol HDL, VLDL e triglicerídeos.
Continua depois da publicidade
Infelizmente, o consumo do óleo de soja promoveu redução de 20,5% da fração de colesterol HDL [colesterol "bom"]", diz no estudo a pesquisadora Bordin.
Além de ter seus níveis de colesterol bom diminuídos, na análise foi verificado que a pessoa que se alimentou com pratos preparados com óleo de soja finalizou a pesquisa com maior proporção de colesterol ruim no organismo em relação ao outro voluntário.
Sem falar que o óleo vegetal "teve efeito negativo, visto que aumentou tanto o peso corporal como a porcentagem de gordura".
Continua depois da publicidade
A banha de porco já foi mais popular nas cozinhas brasileiras, mas com o passar dos anos acabou sendo substituída em muitos lares pelo óleo de soja. Veja abaixo perguntas e respostas sobre cozinhar com banha de porco.
De acordo com o médico Dayan Siebra, especialista em medicina vascular, a gordura foi alvo de fake-news.
Segundo ele, foi feita uma publicidade negativa para fazer as pessoas acreditarem que "Era ela que entupia as artérias e que fazia mal", explica Siebra ao portal "Terra".
Continua depois da publicidade
O médio ressalta que, apesar disso, há um novo interesse dos consumidores por este produto.
Sim. Ainda segundo o médico vascular, há comprovações científicas de que esta gordura suína é menos nociva à saúde do que o óleo vegetal.
Evidentemente que é mais saudável. Entre ela e o óleo vegetal, mil vezes a banha de porco", crava Siebra.
Continua depois da publicidade
"A banha atinge a temperatura para fritar algo em menos tempo. Economiza até mesmo o gás.", emenda o médico citando que banha suína.
Ele também ressalta que ela traz em sua composição outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, C, fósforo e ferro: "É isenta de açúcar, logo boa para diabéticos. E traz baixa quantidade de sódio: boa para hipertensos".
Segundo o jornal "O Globo", este tipo de gordura pode, sim, causar danos à saúde se consumida de forma errada.
Continua depois da publicidade
"Basta usá-la de forma inadequada e com alimentação errada.
No entanto, falar em aparecimento de doenças cardiovasculares e sérios problemas crônicos de saúde como câncer de mama, cólon e ovário é pura falácia e sensacionalismo da indústria", explica ao jornal o cardiologista Serafim Gomes.
A American Heart Association recomenda que o consumo de gordura (incluindo a sde porco) deve ser limitado a uma quantidade entre 56 e 77 gramas por dia em uma dieta de 2 mil calorias diárias.
Continua depois da publicidade
Existem algumas empresas que vendem o produto em lata. Há versões, inclusive, sem conservantes e assim consideradas mais puras.
Em lojas de supermercados que vendem por atacado é mais fácil encontrar este tipo de produto. Embora alguns supermercados regulares também disponham do item.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade