A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Até logo, Endrick: relembre feitos do atacante pelo Palmeiras

Joia alviverde deixa o Verdão como a maior venda da história e com troféus e atuações memoráveis

Leonardo Sandre

03/06/2024 às 16:30  atualizado em 19/07/2024 às 10:36

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Endrick deixa o Palmeiras rumo ao Real Madrid

Endrick deixa o Palmeiras rumo ao Real Madrid | Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo

Com apenas 17 anos, o atacante Endrick Felipe Moreira de Sousa, ou apenas Endrick, já deixou de ser uma promessa e se tornou um ídolo palmeirense.

Continua depois da publicidade

Vendido ao Real Madrid por um valor astronômico – valor fixo de 35 milhões de euros (R$ 198 milhões, na cotação da época), com mais 25 milhões de euros (R$ 140 milhões) em bônus) – o jogador se despediu do Palmeiras após um empate sem gols com o San Lorenzo, da Argentina, em jogo válido pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Porém, ao decorrer de sua trajetória de pouco mais de um ano e meio no profissional do Palmeiras, Endrick colecionou ótimos momentos para a história do clube. Relembre abaixo.

Título inédito da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Seu último grande feito na base alviverde antes do sucesso no time profissional foi uma conquista inédita.

Continua depois da publicidade

Com Endrick como protagonista (e com cinco gols marcados), o Verdão foi campeão da famosa Copinha, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, pela primeira vez em sua história.

Com oito vitórias e um empate em nove jogos, o Palmeiras confirmou o favoritismo e bateu o Santos na grande final, em uma goleada por 4 a 0.

Estreia no profissional

A estreia de Endrick no time principal do Palmeiras ocorreu no Allianz Parque no dia 6 de outubro de 2022, em uma nova vitória por 4 a 0, desta vez sobre o Coritiba, pela 30ª rodada daquele Brasileirão. O craque entrou aos 24 minutos do segundo tempo e pôde sentir pela primeira vez a sensação de atuar como um jogador profissional.

Continua depois da publicidade

Os primeiros gols

No quarto jogo do atacante palmeirense na equipe profissional, saíram seus primeiros gols da carreira. Foram dois, contra o Athletico-PR, em partida válida pela 34ª rodada do campeonato nacional, na Arena da Baixada.

A vitória como visitante ajudou o Palmeiras a se aproximar ainda mais do título do Campeonato Brasileiro que viria a conquistar.

Primeiro gol em final

Na decisão do Paulistão de 2023, contra o Água Santa, a estrela de Endrick brilhou nos dois jogos. Foi dele o único gol do alviverde na derrota na ida, por 2 a 1. O atacante voltou a marcar na goleada por 4 a 0 no jogo de volta, carimbando mais um título em sua carreira.

Continua depois da publicidade

Naquela altura já era seu terceiro troféu em apenas seis meses como atleta profissional.

Banco na eliminação para o Boca Jrs. na Libertadores.

A fase do Palmeiras não era boa. Recém-eliminado da Copa do Brasil para o São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, o Verdão focava sua temporada na Libertadores.
Porém, acabou eliminado nas semi, para o argentino Boca Juniors. 

Endrick nem teve tanta chance de evitar o cenário. Jogou por apenas um minuto no jogo de ida, e o segundo tempo do jogo de volta, que acabou por eliminação nos pênaltis.

Continua depois da publicidade

Sem ter atuado na Libertadores de 2022, na qual o Palmeiras caiu novamente nas semis, mas desta vez para o Athletico-PR, a edição de 2023 seria a única que Endrick teve a oportunidade de disputar do início ao fim.

Atuação gigante contra o Botafogo e título brasileiro que era improvável

No dia 1º de novembro de 2023, foi quando todos os críticos tiveram que se calar. Endrick liderou um Palmeiras abatido rumo a uma das maiores viradas do futebol brasileiro.

Com o Botafogo, antes líder isolado, passando por uma crise, o embate era considerado uma final antecipada, visto que, caso o time carioca saísse vencedor, seria provavelmente o campeão.

Continua depois da publicidade

Após um primeiro tempo irreconhecível, o Palmeiras saiu derrotado por 3 a 0. Mas, nada estava perdido. Endrick marcou no começo do segundo tempo e pediu: “dá a bola em mim”.

Após a expulsão de um jogador do Botafogo e um pênalti perdido por Tiquinho, que parou nas mãos de Weverton, o Verdão cresceu, e perto dos 40 minutos da segunda etapa, novamente Endrick balançou as redes. Com três gols do time em 15 minutos, o Palmeiras transformou um 3 a 0 contrário a um 3 a 4 a favor.

Neste jogo, Palmeiras apresentou a credencial de favorito ao título, e Endrick calou quem ainda duvidava de seu potencial, dali em diante o Palmeiras se tornou “Endrick e mais 10”. Nos sete jogos seguintes, o craque marcou mais quatro gols e consagrou o Verdão como campeão brasileiro de 2023.

Continua depois da publicidade

2024 de Endrick

No ano de 2024, Endrick tornou a ser importante em um Paulistão, marcando o gol que classificou a equipe para a final (que seria vencida contra o Santos) e antes disso marcou dois gols em seus dois jogos pela seleção brasileira. O gol da vitória contra a Inglaterra (1 a 0) e o segundo gol no empate em 3 a 3 contra a Espanha.

Endrick chora em sua despedida do Palmeiras/Reprodução/X/Conmebol Libertadores

Conquistas e números

Endrick deixa o Palmeiras tendo conquistado dois Campeonatos Brasileiros, dois Paulistas e uma Supercopa do Brasil, em pouco mais de um ano e meio no clube.

Foram 82 jogos disputados e 21 gols anotados pelo atacante durante sua passagem no Verdão.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados