Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Núcleo da Terra possui um papel importante na proteção de toda a vida. | Imagem: Rawpixel
Na escola aprendemos que nosso planeta é formado por 3 camadas: a crosta, o manto e o núcleo. A camada mais interna é composta por duas partes: uma líquida, e um caroço de metal, que é sólido devido à alta pressão.
Continua depois da publicidade
O núcleo da Terra é dinâmico, e seu movimento é um dos grandes responsáveis pela vida no planeta. Mas você sabe o que pode acontecer se o núcleo parar de girar? Veja agora as consequências desastrosas.
O Sol emite grandes quantidades de partículas carregadas eletromagneticamente, conhecidas como tempestades solares. Esses raios solares “fritam” a superfície dos planetas próximos, e também mandam para o espaço as partículas atmosféricas.
Mas a Terra possui um escudo contra essas partículas, o campo magnético. Além de fazer funcionar as bússolas, o campo também serve para proteger a camada atmosférica, que, por sua vez, nos protege dos raios UV do Sol.
Continua depois da publicidade
O campo magnético é causado pelos movimentos da camada do núcleo. Isso significa que, se o centro da Terra perder sua dinâmica, estamos fritos.
O núcleo da Terra possui cerca de 3,4 mil quilômetros de diâmetro. Cientistas acreditam que, por ser um caroço girando imerso a uma camada líquida, o núcleo gira mais devagar que o resto do planeta.
Caso a esfera dura, composta de ferro e níquel, pare de girar, os dias na Terra vão se tornar mais longos com o tempo, já que o planeta como um todo vai passar a girar mais lentamente. Sem a rotação interna, é provável que o campo magnético se enfraqueça com o tempo.
Continua depois da publicidade
Mas o cenário mais catastrófico aconteceria se a camada líquida parasse junto.
Susan MacMillan, da Universidade de Edinburgh, explica que “a convecção de calor, as forças de flutuação e a rotação do planeta provocam um fluxo complexo do fluido do núcleo externo, e o deslocamento desse condutor elétrico pelo campo magnético já existente produz corrente elétrica”.
Ou seja, se o núcleo externo parasse de girar e se mover de uma hora para outra, seria o fim do campo magnético da Terra. De imediato, a atmosfera seria lançada para o espaço, o que significaria a morte de quase todos os seres vivos.
Continua depois da publicidade
Os raios solares ainda castigaram qualquer ser que conseguisse viver na superfície terrestre sem atmosfera. Seria o fim de quase toda a vida na terra, o Apocalipse imediato. E não há nada que possamos fazer para evitar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade