A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 24 Outubro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Este é o animal mais feio do mundo; descubra onde ele vive

Concurso que elegeu peixe-bolha o ser mais assustador do reino animal esconde uma grande injustiça

Joseph Silva

24/10/2024 às 12:56  atualizado em 24/10/2024 às 13:02

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Peixe-bolha foi considerado o animal mais feio do mundo devido à adaptação do seu corpo à atmosferra terrestre

Peixe-bolha foi considerado o animal mais feio do mundo devido à adaptação do seu corpo à atmosferra terrestre | uglyanimalsoc.com

Uma organização dedicada à proteção de animais feios promoveu em 2023 um concurso para eleger aquele mais desprovido de beleza. O ganhador foi o peixe-bolha, um habitante marinho de aparência estranha e, para muitos, nojenta. Mas talvez o que poucos sabem é que tudo não passou de um engano. Entenda melhor porque ele foi eleito o animal mais feio do mundo e a confusão ocorrida.

Continua depois da publicidade

Mr. Blobby (ou Senhor Bolha em português) foi descoberto dez anos antes do concurso que o elegeu a assombração máxima do mundo animal. Mergulhadores o encontraram no Mar da Tasmânia, a 2 mil metros de profundidade.

Junto com ele, os especialistas também encontraram outras espécies de peixes e invertebrados, mas nenhum se comparava à aparência bizarra do Mr. Blobby.

No concurso que o fez campeão de feiura, a Ugly Animal Preservation Society’s “convidou” concorrentes de peso. Um mais feio que o outro. Mesmo assim, o peixe-bolha ganhou disparado.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Revista Galieu, a aparência dele é de bolha assassina misturada a características do Jabba de Star Wars.

O peixe-bolha tem aparência comum quando está em seu habitat naturalO peixe-bolha tem aparência comum quando está em seu habitat natural. Foto: Domínio Público.

A reviravolta do animal mais feio do mundo

O que ninguém esperava é que a aparência do peixe-bolha esconde um grande engano. Ele não é gosmento quando está em seu habitat natural. Ficou assim após ter sido trazido à superfície para ficar no aquário do Museu Australiano.

Seu “look” original é, na verdade, muito similar à de um peixe comum. Quando está em sua casa, na escuridão, entre 600 a 1,2 mil metros abaixo da superfície, ele parece até fofo.

Continua depois da publicidade

Não dá pra negar que ele é um pouco molenga, inclusive com seus os ossos. Seu corpo precisa ser maleável pra que ele suporte a pressão da água nas profundezas do oceano. Mas nada que o torne horroroso.

Parte da espécie Psychrolutes marcidus, ele jamais sobe a águas rasas. Seu limite de proximidade da superfície é de 300 metros e seu corpo precisa ser flexível assim por segurança. 

Apesar de ter carne mole como gelatina, o peixe-bolha não é muito diferente dos demais peixes que conhecemos. Veja a foto dele abaixo, mostrando como ele fica em seu ambiente de origem.

Continua depois da publicidade

A famosa aparência feia do Mr. Blobby é consequência de uma adaptação de seu corpo à nossa pressão atmosférica. Lá essa pressão é muito menor do que àquela a que ele está acostumada. Seu corpo inchou e depois se esparramou como um slime.

Por fim, com o mistério esclarecido, o Senhor Bolha pode seguir com sua auto-estima restaurara. Mas a pergunta que fica é: qual será o novo animal mais feio do mundo?

O animal mais velho do mundo

Podendo viver em paz, o peixe-bolha dá espaço para outras eleições bizarras. O canal do YouTube Ciência Todo Dia explorou em vídeo recente os seres vivos mais antigos do mundo.

Continua depois da publicidade

Entre os vencedores do reino animal está o Cágado Gigante Adwaita, que viveu 255 e morreu em 2006. Ele chegou a viver até mesmo na mesma época que Darwin.

Voltando aos oceanos, por lá, o animal mais antigo do planeta é da família das esponjas-de-vidro. Esse animal pode ter até dez mil anos de idade.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados