A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Aeroporto no litoral de SP poderia receber 100 mil passageiros ao ano

Sem força política, Baixada Santista acabou preterida pela Petrobras, que transferiu voos com trabalhadores do pré-sal para o Rio de Janeiro

Raphael Miras

17/09/2024 às 16:39

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Aeroporto Antonio Ribeiro Nogueira Júnior, em Itanhaém.

Aeroporto Antonio Ribeiro Nogueira Júnior, em Itanhaém. | Divulgação/PMI

O Aeroporto Antônio Ribeiro Nogueira Júnior, em Itanhaém, foi inaugurado em 1950 e já foi um dos centros de aviação mais movimentados do estado de São Paulo. 

Continua depois da publicidade

Localizado às margens da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, o aeroporto registrava até 22 mil operações de pouso e decolagem anuais na década passada. 

Durante esse período, a economia local prosperava com a chegada de 1.600 novas empresas e a criação de diversos empregos. 

Porém, a pergunta que não quer calar é: por que o aeroporto sofreu redução tão significativa em sua operação? O que aconteceu com o lugar que iria lucrar tanto? A Gazeta vai te explicar sobre.

Continua depois da publicidade

Mudança de direção: transferência dos voos

A situação do aeroporto começou a mudar drasticamente após a decisão da Petrobras de transferir todos os voos relacionados às suas operações no pré-sal para o Rio de Janeiro. 

Sem a influência política necessária, a Baixada Santista foi preterida, resultando na transferência dos voos que conectavam o litoral paulista às plataformas de petróleo da Bacia de Santos.

Atualmente, o aeroporto de Itanhaém enfrenta uma queda acentuada no volume de operações, com uma redução de 66% nos pousos e decolagens e uma diminuição de mais de 90% no número de passageiros. 

Continua depois da publicidade

No auge, o aeroporto atendia cerca de 19 mil passageiros por ano. Estimativas da Federação Nacional dos Petroleiros indicam que o potencial poderia ser de mais de 100 mil passageiros anuais, mas em 2023 o número foi de apenas 1.436.

Situação atual e alternativas

Segundo a Gerência de Imprensa da Petrobras no Rio de Janeiro, os voos destinados à Bacia Petrolífera de Santos são agora realizados através dos aeroportos de Cabo Frio, Maricá e Jacarepaguá, todos localizados no Rio de Janeiro. 

A Petrobras conta com um efetivo de aproximadamente 12.900 pessoas trabalhando diretamente na Bacia de Santos, entre funcionários próprios e terceirizados.

Continua depois da publicidade

No início da década passada, a Petrobras investiu R$14 milhões na melhoria da infraestrutura de segurança e operações no aeroporto de Itanhaém. 

O Governo Estadual também aplicou R$9 milhões no local, antes da administração ser transferida do Departamento Aeroviário (Daesp) para a Rede Voa SP, que gerencia 15 aeroportos em várias regiões de São Paulo.

Efeitos das mudanças nas políticas e na indústria

Adaedson Costa, secretário-geral da Federação Nacional dos Petroleiros, afirma que a centralização das operações no Rio de Janeiro ocorreu após 2016, com a saída de Dilma Rousseff e a presidência de Michel Temer. 

Continua depois da publicidade

A alteração resultou no fim das exigências de conteúdo local e na diminuição da atividade da indústria naval. 

Costa destaca que, sob as regras anteriores, a Petrobras tinha planos para expandir significativamente o número de plataformas no pré-sal, o que teria aumentado substancialmente o volume de operações em Itanhaém.

Hoje, os funcionários da Petrobras da Baixada Santista têm que se deslocar até o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para pegar voos para o Rio de Janeiro, onde seguem para as plataformas da Bacia de Santos. 

Continua depois da publicidade

Trabalhadores terceirizados viajam para o Rio de carro ou ônibus, embarcando em Cabo Frio ou Maricá. 

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itanhaém relatou que a decisão da Petrobras gerou impactos negativos para a rede hoteleira, o comércio e os serviços locais.

Situação atual dos aeroportos de apoio

Além de atender às plataformas da Bacia de Santos, os aeroportos de Maricá, Cabo Frio e Jacarepaguá também dão suporte às operações na Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro. 

Continua depois da publicidade

Diariamente, são realizadas entre 20 e 26 operações de pouso e decolagem de helicópteros da Petrobras a partir do Aeroporto de Jacarepaguá.

Capacidade do aeroporto de Itanhaém e perspectivas futuras

Com uma pista com dimensões semelhantes à do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o aeródromo de Itanhaém tem capacidade para receber aeronaves de médio porte, como os Boeings 737, que comportam até 100 passageiros. 

No entanto, em 2023, o aeroporto registrou apenas 1.436 passageiros, representando apenas 6,52% do volume total de pessoas que passaram pelo aeroporto no passado. 

Continua depois da publicidade

De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 1.091 passageiros, com um total de 4.238 movimentos de aeronaves.

O aeroporto de Itanhaém, com seu potencial subutilizado, permanece à espera de uma nova fase de prosperidade, que pode depender da mudança nas políticas da Petrobras e na reavaliação das necessidades de conectividade para a região.

*Com informações do Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados