Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A cantina e pizzaria Castelões, onde surgiu a expressão 'acabar em pizza' | Yuri Villaça/Gazeta de S. Paulo
A expressão popular "acabar em pizza" tem uma origem curiosa, diretamente ligada à Cantina Castelões, um dos maiores símbolos da gastronomia e da cultura paulistana. Fundada em 1924, a cantina comemora 100 anos de história, sempre associada a momentos de confraternização e, claro, ao futebol.
Continua depois da publicidade
Há 70 anos, em 1954, a cidade de São Paulo comemorou 400 anos de sua fundação. Foi uma das maiores comemorações que a cidade já viu.
A prefeitura criou várias comissões para preparação da homenagem, como a inauguração do Parque Ibirapuera, a Catedral da Sé, o monumento aos Bandeirantes, entre outras obras.
Uma dessas comissões foi a dos “Pratos nacionais”, ocasião em que elegeram os pratos típicos paulistanos.
Continua depois da publicidade
A “Pizza a la Napolitana” foi promovida a prato tipicamente paulistano porque naquela época comer uma pizza era motivo de comemoração de vitória do time do coração.
A tradição foi criada na Cantina Castelões e até hoje serve de motivo para comemoração de quase tudo na cidade.
De fato, essa tradição já acontecia desde quando o time amador Castellões F.C fundado, em 1917. A equipe comemorava seus jogos num antigo prédio que deu origem à Cantina Castelões.
Continua depois da publicidade
O Palmeiras, outro time criado por imigrantes italianos na mesma época, também comemorava suas vitórias na Cantina Castelões.
Mas a Castelões tem muitas outras histórias curiosas. Nos anos 1960 o jornalista, Milton Peruzzi, do jornal Gazeta Esportiva, estampou a seguinte manchete no jornal:“Crise do Palmeiras termina em Pizza”.
O comunicador, ironizava uma reunião de mais de quatorze horas realizada para resolver a crise interna do time quando um dirigente pediu uma pausa nas discussões para pedir dezoito pizzas da Cantina Castelões. Ao fim do bate-boca, nada de acordo.
Continua depois da publicidade
A expressão pegou, e hoje é utilizada no País inteiro para ironizar um acontecimento onde não se chega a um desfecho pretendido.
Fabio Donato é a terceira geração à frente da Cantina e Pizzaria Castelões, fundada pelo napolitano Ettore Siniscalchi e pelo calabrês Vicente Donato, em 1924, no bairro do Brás.
Na época quem fazia sucesso era a Confeitaria Castelões, no centro histórico de São Paulo, que não tinha ligação direta com a Cantina Castelões.
Continua depois da publicidade
Muitos dos funcionários da cantina, imigrantes de portugueses e italianos, jogavam em times de várzea no Brás, bairro tipicamente de italianos.
Não seria difícil que um time de futebol batizasse o próprio time com o nome da Cantina Castelões, pode ser daí que surgiu o Castelões Futebol Clube.
Durante muitos anos a Castelões fazia o “Prêmio Castelões de Futebol” para homenagear os times vencedores do campeonato paulista com jantares no estabelecimento.
Continua depois da publicidade
Isso mostra que a ligação da Cantina Castelões com o futebol é antiga e deve perdurar para sempre. A Cantina Castellões segue no mesmo endereço e sendo comandada por Fábio Donato, neto dos fundadores.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade