Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Conhecida como a 'Capital da Tecnologia', a cidade do interior de São Paulo possui uma economia considerada robusta e com centros tecnológicos de muito destaque | Divulgação Ass.Imprensa GasBrasiliano
De acordo com um estudo realizado pelo Índice de Progresso Social (IPS), o estado de São Paulo possui duas das três cidades com melhor qualidade de vida no Brasil.
Continua depois da publicidade
A liderança fica para Gavião Peixoto e a terceira posição para São Carlos, ambas no interior paulista. A segunda posição ficou com Brasília, capital nacional.
A metologia da pesquisa avaliou o bem-estar da população, a qualidade de vida e asoportunidades sociais. São Carlos, por exemplo, de destacou por ótimos índices na economia, educação e boas opções de lazer. Veja abaixo.
Conhecida como a "Capital da Tecnologia", a cidade do interior de São Paulo possui uma economia considerada robusta e com centros tecnológicos de muito destaque, que frequentemente são utilizados pelas principais universidades do País, como a USP (Universidade de São Paulo) e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
Continua depois da publicidade
O interior de São Paulo colocou, inclusive, 13 dos 20 municípios com maior qualidade de vida em todo o território nacional.
Na área da cultura, a cidade conta com algumas opções interessantes, com a maioria estando localizada na zona central da cidade. As opções de lazer entregam muitas paisagens e contato com a natureza, possuindo as cachoeiras como um de seus diferenciais.
Os passeios ao ar livre, como no Parque Ecológico de São Carlos, permitem que as famílias apreciem um tempo de qualidade e longe da vida estressante. O nível de poluição do local é mais baixo que a média nacional.
Continua depois da publicidade
A temperatura média anual é de 19,6 ºC, o que segundo os moradores e visitantes, contribui para tornar o local muito agradável.
A infraestrutura é outro setor que possuem altos índices e que entrega variadas opções de serviços e comércios para a população, com o transporte local sendo bem avaliado para satisfazer o público. A bicicleta também é uma opção acessível, com diversos pontos importantes da cidade podendo ser acessados facilmente com este meio de transporte.
A cidade também apresenta um número mais baixo de homicídios se compararmos com outras cidades, na 177ª posição em ranking de cidades com mais ocorrências deste tipo de crime em 2023, de acordo com estudo produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Continua depois da publicidade
A expectativa de vida também é outro positivo da cidade, sendo um dos mais altos do Estado e do País. O município chegou a ser eleito o 17º melhor para idosos em todo o Brasil, segundo pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em 2020.
Com bons índices acadêmicos e econômicos, a cidade entrega boas oportunidades de emprego para quem se dispor a se mudar até lá. Em 2022, 87,086 empregados foram reportados, 46.2% em Serviços, 25.6% em Indústria, e 19.9% em Comércio.
Os custos com alimentação, tanto em supermercados quanto em restaurantes, são considerados moderados, na faixa pouco superior aos R$ 20, mais baratos se comparados com outras cidades mais famosas ao redor do Brasil, como o Rio de Janeiro. Restaurantes universitários e opções de refeições econômicas são populares entre os estudantes.
Continua depois da publicidade
O Índice de Progresso Social (IPS) utiliza uma metodologia integral, considerando quesitos além das medidas econômicas tradicionais. O estudo se concentra em três dimensões principais:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade