Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O Dia do Trabalho (ou Dia do Trabalhador) é celebrado em 1º de maio e feriado nacional no Brasil | Marten Bjork/Unsplash
O Dia do Trabalho (ou Dia do Trabalhador) é celebrado em 1º de maio e feriado nacional no Brasil. A data visa homenagear e ressaltar a importância do trabalhador no cotidiano.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
A data é celebrada no mundo inteiro e considerada feriado em muitos outros países além do Brasil. Porém, pouca gente sabe o porquê este dia foi escolhido para o 1º de maio.
Abaixo, a Gazeta explica a origem da data e o motivo dela ser considerada feriado.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A escolha da data não foi por acaso e teve um marco histórico neste mesmo dia anos atrás, nos Estados Unidos.
Tudo começou perto do fim do século XIX em Chicago, nos EUA. Devido a Revolução Industrial, o trabalho nas fábricas ficava cada vez mais precário e, por isso, movimentos começaram para reivindicar melhores condições empregatícias
Continua depois da publicidade
Nesta época era comum que trabalhadores fossem postos para jornadas de trabalho que chegavam a ultrapassar 12 horas por dia em muitos casos. Além disso, os empregados não possuíam direitos a descanso, e a falta de segurança e salários baixos eram características marcantes.
O marco para o fim destas condições foi em 1º de maio de 1886. Nesta data, ocorreram diversos protestos em Chicago, na chamada Revolta de Haymarket, reivindicando sobretudo, a redução da jornada de trabalho para um limite de oito horas por dia.
Os protestos ocorreram até o dia 4 de maio e os manifestantes sofreram com a repressão, com alguns deles morrendo e os líderes sendo condenados à prisão.
Continua depois da publicidade
O dia 1º de maio tornou-se feriado apenas em 1919, na França, quando a jornada de oito horas diárias de trabalho enfim ter sido ratificada por lei. Em seguida, esse dia transformou-se em feriado também na Rússia, no ano de 1920.
Em território francês, até os dias atuais a data é reservada para algumas manifestações pela manutenção e ampliação das conquistas trabalhistas e plataformas sociais, incluindo até debates políticos agendados para esta data, a depender do ano.
O objetivo do feriado é, portanto, uma forma de celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.
Continua depois da publicidade
No Brasil, a ideia do feriado surgiu no fim do século XIX, mas só foi consolidada em 1924 após um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas que concediam novos benefícios aos trabalhadores passaram a ser anunciadas nessa data.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade