Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Dragon Ball Z é um dos principais animes da história da televisão | Reprodução
O dia 11 de setembro de 2001 se tornou histórico devido a uma tragédia. Nesta data, os Estados Unidos sofreram o maior ataque terrorista da história. A manhã daquela terça-feira foi de muito temor sobre a origem do ataque.
Continua depois da publicidade
Além disso, algumas pessoas no Brasil afirmam até hoje que se lembram do que estavam fazendo durante esse momento marcante. Muitos jovens da época reproduziram, inclusive, a ideia de que o Dragon Ball Z, da TV Globinho, foi interrompido.
Naquela época, a programação matutina da TV Globo era reservada, em boa parte, para crianças, que esperavam assistir ao Bambuluá, programa comandado por Angélica.
A atração concentrava os conteúdos infantis da emissora com três horas e meia de duração. Ao decorrer de sua exibição, eram transmitidos desenhos, séries e quadros — incluindo a TV Globinho.
Continua depois da publicidade
Entre as obras exibidas estavam Mickey, Garrafinha e o Dragon Ball Z, que fazia muito sucesso entre as crianças. Foi assim que surgiu a polêmica de que o Plantão da Globo do 11 de setembro teria interrompido o desenho estrelado pelo personagem Goku.
O programa era gravado e exibido em rede. Ou seja, todas as emissoras afiliadas à TV Globo no Brasil acompanhavam a mesma programação naquele dia.
Embora boa parte das pessoas comentem o assunto nas redes sociais, essa informação não é verdadeira. Portanto, a Globo não interrompeu o Dragon Ball Z para a transmissão do plantão anunciando o ataque.
Continua depois da publicidade
Segundo informações do portal g1, devido à cobertura, o desenho sequer foi exibido naquele dia.
A Globo interrompeu a programação por duas vezes durante a manhã do dia 11 de setembro de 2001. Da primeira vez, por volta das 9h50.
Os relatórios do acervo da TV Globo apontam que, no momento da primeira entrada ao vivo, o Bambuluá exibia "As Aventuras de Mickey e Donald".
Continua depois da publicidade
Durante 1 minuto e 24 segundos, Carlos Nascimento trouxe as primeiras informações sobre o ataque. Até então, não se sabia que o caso era, de fato, um ataque terrorista. A segunda torre ainda não havia sido atingida pelo avião.
Logo na sequência, o Bambuluá voltou ao ar e exibiu o quadro "Garrafinha". Minutos depois, o programa foi para o intervalo comercial, mas não voltou.
A emissora deu continuidade à cobertura sobre o ataque aos Estados Unidos, que se estendeu por todo o restante da manhã e ocupou parte da tarde.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade