A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Confira dicas de passeios na Capital, Grande SP e Litoral utilizando ônibus da EMTU

O estado de são paulo está repleto de atrações turísticas; confira um guia básico com sugestões de atrações turísticas para visitar e as principais linhas de ônibus

Ana Clara Durazzo

05/02/2024 às 16:30  atualizado em 18/07/2024 às 15:24

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Neste mês de Carnaval há diversas opções de passeios e atrações turísticas nas regiões metropolitanas que podem ser aproveitadas com a família e amigos

Neste mês de Carnaval há diversas opções de passeios e atrações turísticas nas regiões metropolitanas que podem ser aproveitadas com a família e amigos | Holambra Ariel Cahen/PMH

Neste mês de Carnaval há diversas opções de passeios e atrações turísticas nas regiões metropolitanas que podem ser aproveitadas com a família e amigos. Muitos optam na hora de fazer o passeio em utilizar as linhas de ônibus que proporcionam economia e facilidade.

Continua depois da publicidade

Para quem está no estado de São Paulo, os ônibus das linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU são uma opção de deslocamento para curtir os dias deste período. Confiram alguns roteiros nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba e Litoral Norte, onde a EMTU conta com diversas linhas. Os usuários ainda podem acompanhar as partidas em tempo real e verificar horários e itinerários das linhas no aplicativo EMTU Oficial, disponível para Android e iOS.

Região Metropolitana de São Paulo

  • Parque da Independência e Museu do Ipiranga: O parque fica no bairro do Ipiranga, na zona sudeste de São Paulo, às margens do riacho Ipiranga, onde se encontra também o Museu Paulista (Museu do Ipiranga), um dos mais importantes do País, com um grande acervo de obras, objetos e documentos históricos, ele que foi reformado e está atraindo muitos turistas e fãs de história e arquitetura. Para chegar ao parque da Independência é possível utilizar as linhas de ônibus 217, 218, 218EX1 ou 314 da EMTU.

Museu do Ipiranga Museu do Ipiranga/ Divulgação Governo do Estado

Continua depois da publicidade

  • Zoológico de São Paulo: Para as pessoas que buscam um passeio mais calmo, mas ainda divertido, o zoológico de São Paulo é uma ótima opção e é possível visitar o local através de linhas de ônibus da  EMTU com viagens saindo do Terminal Metropolitano Jabaquara ao Zoológico de São Paulo.Chegando lá, os visitantes podem conhecer mais de 2.200 animais de 250 espécies diferentes. O deslocamento dentro do parque pode ser feito através de micro-ônibus personalizados, frota acessível para cadeirantes e decorados com pinturas temáticas da vida selvagem.
  • Thermas da Mata: Para quem quer se refrescar neste verão, o parque aquático, situado em Cotia, oferece diversas atrações como piscinas aquecidas, toboáguas, tirolesa e praia artificial. É possível chegar no parque através da linha metropolitana 035  que passa em frente ao parque, com viagens a cada 15 minutos aproximadamente.

Baixada Santista

  • Museu do Café: Localizado no Centro Histórico de Santos, o museu ocupa o espaço onde eram realizadas as negociações diárias da Bolsa Oficial do Café. Os visitantes têm a oportunidade de degustar diversos tipos de café originários de diferentes regiões do Brasil, enquanto exploram um acervo que narra a história desse produto fundamental para a economia brasileira na segunda metade do século 19. Caso tenha interesse em visitar o museu, é possível utilizar as linhas de ônibus 902, 903, 907, 915, 931, 941.
  • Teleférico de São Vicente: O teleférico da cidade de São Vicente oferece passeios ao Morro da Asa Delta e está situado 180 metros acima do nível do mar, onde acontecem voos de asa delta, parapente, além de oferecer uma bela visão da Baía de São Vicente e da cidade de Santos. Para chegar no local através de ônibus, o passageiro pode optar por utilizar mais de 20 linhas metropolitanas, entre elas a 902, 927, 938, 959 e 964 ou pelo VLT, desembarcando nas estações José Monteiro e Itararé. 
  • Aquário de Santos: Funcionando há mais de 70 anos, o aquário de Santos é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, além de ser o mais antigo do Brasil e desde 1995 consta no Guinness World Record. O local proporciona a seus visitantes um espaço privilegiado de lazer e conhecimento além de ser também é centro de projetos de preservação do mar e de seus habitantes. O espaço também foi a primeira instituição brasileira a realizar resgate e recuperação dos animais marinhos. Os visitantes podem utilizar as linhas metropolitanas 927, 942, 943, 969, que passam em frente ao Aquário.

 Aquário de Santos Aquário de Santos/ Divulgação PMS

Região Metropolitana de Campinas

Continua depois da publicidade

  • Maria Fumaça de Campinas: A Maria Fumaça de Campinas oferece um passeio histórico ao longo de 24 quilômetros, percorrendo trechos remanescentes da antiga ferrovia que conectava os estados de São Paulo e Minas Gerais. Essa ferrovia foi inaugurada em 1872 e desativada em 1971. A atração está localizada na rua Dr. Antônio Duarte da Conceição, 1.501, Jardim Madalena, sendo acessível através das linhas da EMTU 652EX2, 654 e 655, que partem de Sumaré.
  • Holambra: A cidade das flores é considerada um dos lugares mais românticos e encantadores do Estado, sua história é fortemente influenciada pelos imigrantes holandeses, refletindo-se em sua arquitetura, gastronomia, artesanato e cultura. Além disso, a cidade conta com parques ideais para passeios a pé e lagos que oferecem vistas encantadoras. A EMTU disponibiliza cinco opções de linhas de transporte para a cidade, são elas: 617, 673, 693, 736 e 737.

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

  • Litoral Norte: Para as pessoas que buscam curtir um bate volta, o litoral norte de São Paulo é uma ótima opção, pois conta com uma extensa variedade de praias deslumbrantes, muitas das quais estão situadas em Ubatuba e São Sebastião. Para os viajantes que partem de São José dos Campos, Taubaté e Caraguatatuba, é possível acessar os destinos litorâneos utilizando as linhas metropolitanas 5506, 5508, 5511, 5505, 5503 e 5501.
  • Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida: É o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo. Localizado a 170 km da cidade de São Paulo, esse destino recebe cerca de 9 milhões de viajantes anualmente, que visitam o Santuário para demonstrar sua devoção à Nossa Senhora Aparecida. As linhas metropolitanas 5308, 5316 e 5317 levam os visitantes ao destino.

Santuário Nossa Senhora Aparecida Santuário Nossa Senhora Aparecida/ Luciano Netto/Folhapress

Região Metropolitana de Sorocaba

Continua depois da publicidade

  • Jardim Botânico Irmãos Vilas Bôas: Inaugurado em 2014, o espaço é totalmente construído em vidro e apresenta um projeto paisagístico encantador, tornando-se um dos principais pontos turísticos da cidade. Com uma extensa área de 70 mil metros quadrados, o local abrange uma variedade de elementos, incluindo fragmentos de vegetação que transicionam entre cerrado e mata atlântica, belos jardins, um mirante e um orquidário. Para chegar lá, você pode utilizar a linha 6209 da EMTU, com partidas de Itu, que levará você próximo ao local.
  • Parque Natural da Biquinha: Para os amantes da natureza, o Parque Ecológico Municipal "da Biquinha", em Sorocaba, inaugurado em 1976, está inserido em uma área verde privilegiada, parte de uma bacia hidrográfica com nascentes e um lago encantador. A entrada é do local é gratuita e há também a opção de quiosques, playground, piqueniques, atividades pedagógicas e trilhas ecológicas. Se você se interessou, é possível usar as linhas de ônibus metropolitanas 6105EX1, 6110 e 6305 que têm paradas próximas ao parque.
  • Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba e Museu Estrada de Ferro Sorocabana: O museu de Arte Contemporânea de Sorocaba e Museu Estrada de Ferro Sorocabana oferecem opções culturais com arte e história para quem está procurando um role que dure horas, isso porque o Museu Estrada de Ferro Sorocabana preserva a memória ferroviária com exposição permanente de itens utilizados na estrada de ferro desde 1997, em uma antiga casa de engenheiros e ao lado, o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba apresenta diversas tendências artísticas. Para visitar os locais, os turistas podem optar pelas linhas da EMTU: 6315, 6316, 6320 e 6321 que facilitam o acesso aos museus.

Museu Estrada de Ferro Sorocabana Museu Estrada de Ferro Sorocabana/ Zaqueu Proença PMS

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

*Assistente de Redação, sob supervisão de Matheus Herbert

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados