Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Para o motorista circular pelas ruas do Brasil é necessário regularizar a CNH | Lidiana Cuiabano/Detran/MT
Começo de ano pode ser para muitos um terror pois é o período do ano necessário para colocar a documentação em dia, e uma das mais importantes é a carteira de motorista (CNH). Em São Paulo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) é responsável por mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados. Para o motorista circular pelas ruas do Brasil é necessário regularizar a CNH e esse processo pode levar algumas etapas. Confira o processo listado pela Gazeta abaixo:
Continua depois da publicidade
1-Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH):
O primeiro passo é o portal digital do Detran-SP, Poupatempo ou o app Poupatempo Digital, e solicitar a opção de Habilitação – Renovação on-line. Na cidade é possível também encontrar algumas unidades do Poupatempo e solicitar a solicitação da segunda via da CNH. Veja algumas unidades:
Após esse processo o motorista pode passar por algumas etapas, caso haja inconsistência de dados, pagamentos, ou condições psicológicas e médicas. Confira dúvidas frequentes abaixo:
2-Verificar regularmente se há multas na CNH
Continua depois da publicidade
Para a regulamentação da CNH acontecer, o motorista deve se atentar se há multas não pagas ou resolvidas. Caso seja o caso e deseje contestá-la, pode recorrer na primeira instância através da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). Aguarde receber a Notificação de Penalidade, que incluirá a multa. O processo de recurso é gratuito e pode ser feito pelo site da Detran-SP
3-Atualizar os dados cadastrais
Para aqueles que mudaram de casa, nome, sobrenome e demais dados que constam no documento em 2024, é necessário atualizar o formulário na SPTrans para o órgão poder atualizar o condutor de infrações de trânsito. Para atualizar o cadastro, é necessário acessar o site do Detran-SP e solicitar a opção de alteração de endereço do condutor por uma conta de consumo (energia, água/esgoto, gás) do novo endereço e documentos atualizados. O serviço é gratuito e está disponível apenas para motorista titular.
Continua depois da publicidade
4-Ficar de olho no vencimento
Muitos motoristas acabam perdendo a data de renovação de sua CNH e se isso acontecer, o motorista não poderá renová-lo pelos mesmo passos descritos aqui. E se mesmo assim dirigirem estão sujeitos a penalizações.
5- Exame toxicológico
Continua depois da publicidade
Esse exame não é requisitado em todas as categorias para a renovação do documento. Apenas para os motoristas que dirigem nas categorias C,D e E.
6-Processos penais em andamento
Caso o motorista esteja com processos penais em adensamento, ele não poderá renovar a CNH envolvendo o condutor.
Continua depois da publicidade
7-Exame médico
O exame médico é um dos pontos cruciais para a renovação da CNH, isso porque foi contado algum tipo de incapacidade, não haverá como renovar a carta, para efetuar este passo é necessário e o exame médico. Durante esse procedimento, um médico realizará avaliações de visão, reflexos, audição, coordenação motora e outros testes relevantes. A marcação da consulta pode ser feita através do site do Detran, com um custo aproximado de R$113,06 para a renovação do ano de 2023.
8-Avaliação psicológica
Continua depois da publicidade
A avaliação psicológica é necessária para motoristas que trabalham profissionalmente, como caminhoneiros, taxistas e outros envolvidos em transporte remunerado. Essa avaliação está sujeita a certas categorias de habilitação.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
* Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade