Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com roubos e furtos de celulares sendo um crime frequente no Brasil, o Governo Federal lançou uma ferramenta para proteger os brasileiros | Rodion Kutsaiev/Unsplash
Com roubos e furtos de celulares sendo um crime frequente no Brasil, o governo federal lançou uma ferramenta para proteger os brasileiros e desestimular esse tipo de crime: o programa Celular Seguro, que está disponível para Android e iPhone (iOS). O lançamento aconteceu em dezembro de 2023.
Continua depois da publicidade
De acordo com o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no fim de 2023 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quase um milhão de celulares foram levados por criminosos no País em 2022, simbolizando pouco mais de 2.700 aparelhos por dia.
A ferramenta do governo já está em operação no Brasil e visa ajudar na diminuição destes números, além de ajudar a vítima a proteger seus dados. A Gazeta explica abaixo como a iniciativa funciona.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
O que é o "Celular Seguro"?
O Celular Seguro é um aplicativo que informa para as operadoras de telefonia e instituições financeiras sobre o roubo, furto ou extravio de um aparelho celular. Ele funciona como um botão de emergência: basta acioná-lo para solicitar o bloqueio do aparelho, da linha telefônica e dos aplicativos bancários quase que imediatamente.
A ideia principal do app é inviabilizar o uso do aparelho pelos criminosos, tornando-o inútil para golpes financeiros. Para as vítimas, a proposta também consegue assegurar os dados pessoais que lá estão armazenados. O ponto forte é que com o aplicativo, tudo issso pode ser feito sem que a pessoa precise perder tempo para entrar em contato com cada instituição.
Continua depois da publicidade
Boa aceitação do o público
O aplicativo Celular Seguro teve boa aceitação pouco após o lançamento, em dezembro de 2023. Menos de duas semanas após o anúncio, a ferramenta somava mais de 750.000 celulares registrados e 692.000 pessoas de confiança cadastradas. Em um mês, já ultrapassava um milhão. Os dados são do Governo Federal.
Como o app funciona?
Continua depois da publicidade
Em caso de perda, roubo, furto ou extravio do celular, as vítimas cadastradas no "Celular Seguro" poderão emitir um alerta da ocorrência que será enviado a operadoras de telefonia e instituições financeiras ao mesmo tempo, dentro de um único chamado. Isso poderá ser feito pelo computador ou outros dispositivos, podendo ser realizado pela própria vítima ou por pessoas de confiança que ela cadastrou previamente na ferramenta.
As chamadas “pessoas de confiança” são como contatos de emergência, que também podem emitir o alerta caso o titular não esteja disponível. Essa possibilidade, no entanto, é opcional e as pessoas de contato não terão acesso aos dados do celular. Apenas as pessoas cadastradas no programa poderão ter este acesso depois.
Após a emissão do alerta, as empresas de telefonia farão o corte das linhas telefônicas e os bancos farão o bloqueio das contas bancárias.
Continua depois da publicidade
O bloqueio do chip também é uma ideia estudada pelo Governo para atualizações futuras.
Importante: a ferramenta não faz o bloqueio dos aparelhos, apenas notifica as instituições de que a ocorrência aconteceu. São elas, portanto, que ficarão responsáveis por providenciar o bloqueio.
Como utilizar o aplicativo?
Continua depois da publicidade
O acesso ao app Celular Seguro visa ser de uma forma simples. Para fazer o cadastro, siga este passo a passo:
É possível cadastrar mais de um número do celular, desde que esteja vinculado ao mesmo CPF.
Como encontrar o número de série?
Continua depois da publicidade
O número de série geralmente está disponível nas configurações do dispositivo. Procure por “Configurações”, depois por “Sobre o dispositivo” ou “Sobre o telefone”. Lá, você pode encontrar informações detalhadas sobre o dispositivo, incluindo o número de série.
Como encontrar o número de Imei?
Na tela, vão aparecer 15 números, que formam o código Imei.
Continua depois da publicidade
É importante ter salvo o número de série e o número de Imei com a pessoa em diferentes locais e também com pessoas de confiança, para que possam ser conferidos depois mesmo em caso de não ter mais o aparelho consigo mesmo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade