A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Carnaval: Saiba quais são as escolas de samba relacionadas a clubes de futebol em SP

Considerando as três primeiras divisões do carnaval paulistano (Grupo Especial e grupos de acesso 1 e 2) em 2024, seis escolas são relacionadas com os 4 grandes do Estado

Leonardo Sandre

09/02/2024 às 16:45  atualizado em 19/07/2024 às 12:41

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Gaviões da Fiel durante desfile no Anhembi

Gaviões da Fiel durante desfile no Anhembi | Claudio Lira/LIESSP

As escolas de samba do Carnaval de SP levam consigo uma legião de torcedores fiéis à agremiação. No futebol não é diferente: as torcidas lotam estádios e empurram seus times rumo à vitória. Mas, e quando as duas paixões se juntam? Pois bem. Considerando as três primeiras divisões do carnaval paulistano (Grupo Especial e grupos de acesso 1 e 2) em 2024, seis escolas são relacionadas com torcidas organizadas dos clubes grandes do Estado: dois do São Paulo, dois do Corinthians, um do Palmeiras e um do Santos.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

SÃO PAULO FC

A lista abre com as duas escolas com relação com o São Paulo pelo motivo de que as duas agremiações estão no Grupo Especial em 2024: Dragões da Real e Independente Tricolor, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Dragões da Real

Dragões da RealO carnavalesco Jorge Freitas, da Dragões da Real/ Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo

A Dragões da Real foi fundada em 17 de março de 2000 por alguns associados da torcida do São Paulo que já frequentavam outras escolas de samba. A ideia de fundar uma nova escola foi com o objetivo de proporcionar maior integração e cultura aos associado. A agremiação tem sede na Vila Anastacio, subprefeitura da Lapa, na zona oeste de São Paulo. São dois vice-campeonatos da elite de SP.

Enredo 2024: “África — Uma constelação de reis e rainhas”. Comandado por Jorge Freitas, a escola pretende contar sobre grandes reis e rainhas do continente africano.

Continua depois da publicidade


Independente Tricolor

A escola surgiu como bloco e para desfilar como escola no ano de 2000. Porém, com uma briga contra a Mancha Verde (Palmeiras) e Pavilhão 9 (Corinthians) a escola foi expulsa em 2003. Em 2009, incorporou a escola Malungos e em 2011 voltou a ser a Independente Tricolor.  A escola fica na Vila Guilherme, zona norte da Capital. 

Enredo 2024:  “Agojie, A Lâmina da liberdade!” . A agremiação busca levar para o Anhembi a história do exército de mulheres guerreiras que defenderam o reino de Daomé, na África.

Continua depois da publicidade

CORINTHIANS

Outro clube a ter duas escolas de samba com referência a suas torcidas organizadas é o Timão, sendo uma no Grupo Especial e uma do Grupo de Acesso 2: Gaviões da Fiel e Camisa 12, respectivamente.

Gaviões da Fiel

Continua depois da publicidade

A Gaviões foi criada em 1969 e se transformou em escola no ano de 1989. Entre as escolas de samba de clubes de futebol, é a maior campeã e de maior longevidade de sucesso na elite paulistana. Bom Retiro, na zona oeste de São Paulo é o local de sede da torcida. São quatro títulos da elite e muita história marcada no Carnaval. Os títulos foram nos anos de 1995, 1999, 2002 e 2003.

Enredo 2024: "Vou te levar pro infinito". A ideia é realizar uma viagem aos diferentes “infinitos” numa nave espacial comandada por arlequins e colombinas de outra dimensão.

Continua depois da publicidade

Camisa 12

Na Praça Santo Eduardo, localizada na Vila Maria, a torcida organizada do Corinthians Camisa 12 costumava reunir milhares de pessoas para curtir a bateria e pagode em todos os sábados nos anos de 1984 a 1986. Em 1984, surgiu o Bloco Carnavalesco Camisa 12 e 12 anos depois, no dia 12 de janeiro de 1996, foi fundada a Escola de Samba Camisa 12. A sede é no Belenzinho, zona leste da Capital.

Enredo 2024:  “Meu black é de rei, minha coroa é de Chico. Chico Rei entre nós“.  O Francisco Rei, Chico Rei, será representado no enredo da escola deste ano. Segundo uma tradição ancestral, ele era rei de uma tribo no reino do Congo, na África.

Continua depois da publicidade

PALMEIRAS

O Verdão possui uma escola de samba com relação à sua principal torcida organizada: a agremiação Mancha Verde, um dos destaques no Grupo Especial.

Mancha Verde

Continua depois da publicidade

O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mancha Verde é uma escola de samba da cidade de São Paulo que começou como bloco carnavalesco em 1995. Em 2000 se transformou em Escola de Samba oficialmente. Campeã em 2019 e em 2022 e vice em 2023, a escola acompanha o bom momento vivido pelo clube, levando a festa também para o Anhembi. A escola fica na zona oeste, no bairro da Barra Funda.

Enredo 2024: "Do nosso solo para o mundo". A escola busca retratar a relação do homem do campo com a terra, a agricultura familiar e sustentável e o combate à fome e à miséria no mundo

Continua depois da publicidade

SANTOS

Fora da elite, mas brigando pelo acesso, a Torcida Jovem representa o Peixe no Grupo de Acesso 1 em 2024.

Torcida Jovem

Continua depois da publicidade

A Torcida Jovem do Santos, também chamada de "Recreativo Esportivo Cultural Escola de Samba Torcida Jovem Santista", é uma torcida organizada do Santos Futebol Clube, fundada em 26 de setembro de 1969 que se transformou também em uma escola de samba, em 2003. Possui uma sede social localizada na cidade de São Paulo, no Jardim Aricanduva, na zona leste.

Enredo 2024: "Raiz Afro Mãe, Meu Brasil Bantu". A agremiação exaltará a cultura ancestral e busca apresentar a origem da cultura afro brasileira através dos povos da nação Bantu (Kongo/Angola) em desfile no Anhembi.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados